Magnano recebe medalha de jogador e quase vai às lágrimas após 1º título

Fábio Aleixo

Do UOL, em Toronto (CAN)

Rubén Magnano conquistou neste sábado o seu primeiro título com a seleção brasileira de basquete após a equipe nacional bater o Canadá por 86 a 71. E o treinador se emocionou não apenas com o título, mas com um gesto do ala Marcus Toledo após a premiação.

O atleta pegou a medalha de ouro que seria destinada a Raulzinho - que não disputou o Pan por acertar com o Utah Jazz na última hora -, pendurou no pescoço do treinador e falou palavras de carinho. Em Pans e Olimpíadas, os técnicos das seleções não recebem medalhas.

"Entreguei para o Rubén porque ele é um merecedor. Foi uma ideia de todo o grupo e não só minha como uma forma de agradecimento por todo o trabalho que ele tem feito", afirmou o jogador.

Magnano ficou bastante tocado com o gesto do atleta e não desgrudou da medalha, a sua primeira em um Pan-Americano. Ele ficou com a voz embargada ao falar com os jornalistas e quase foi às lagrimas.

"Me sinto muito orgulhoso do gesto dos jogadores de me entregarem esta medalha e o bichinho (mascote Pachi). Recebo com um obrigado celestial, algo de muita grandeza. Este título e este gesto estão entre os maiores feitos da minha carreira", disse o técnico de 60 anos, que já foi campeão olímpico com a Argentina, em Atenas-2004.

"Tenho uma réplica daquela medalha guardada lá em casa e esta (do Pan) certamente vai ocupar um lugar muito importante", disse o treinador que chegou ao Brasil em Janeiro de 2010 e tinha como melhor resultado em termos numéricos o vice-campeonato do Pré-Olímpico de Mar del Plata-2011. Aquele segundo lugar, valeu a volta aos Jogos Olímpicos após 12 anos de ausência.

"Ganhar este título é algo especial para a minha carreira, saber que faço parte do basquete brasileiro com erros e acertos", afirmou.

"Isso (medalha) é real. Mas a estrutura (do basquete nacional) precisa melhorar muito mais para fazermos relação com os resultados", completou o treinador.

"O que o Rubén está fazendo pelo nosso basquete não tem palavras para descrever. Ele voltou a nos dar ilusão", disse o armador Rafael Luz.

UOL Cursos Online

Todos os cursos