Calderano é ouro, e Brasil barra domínio 'chinês' no tênis de mesa do Pan

José Ricardo Leite

Do UOL, em Toronto (CAN)

  • José Ricardo Leite/UOL

A final era brasileira e ouro e a prata já estavam garantidos. E, na decisão do tênis de mesa, Hugo Calderano venceu Gustavo Tsuboi por 4 a 3 e recolocou o Brasil no lugar mais alto do pódio no individual depois de 20 anos sem esse posto, que tinha sido ocupado pela última vez por Hugo Hoyama, em Mar del Plata-1995.

"Não sabia disso. Me faz sentir mais feliz ainda. Só com 19 anos gabei um ouro em Pan sensação indescritível", disse Calderano.

Em todos as edições seguintes do Pan (1999, 2003, 2007 e 2011) a competição individual foi vencida por algum chinês naturalizado. O americano David Zhuang (ouro em 99), o dominicano Li Jun (2003 e 2007) e o argentino Liu Song (2011) eram todos nascidos na China.

Os dois finalistas de hoje, Tsuboi e Calderano, já haviam garantido o ouro na competição por equipes. Outro brasileiro foi medalhista de bronze no individual masculino: Thiago Monteiro.

Entre as mulheres, no entanto, o quadro foi diferente. A final disputada por duas chinesas, uma delas naturalizada brasileira, Lin Gui, que se naturalizou em 2012 depois de seis anos vivendo no Brasil em um intercâmbio estudantil.  Ela foi derrotada para a americana Wu Yue, por 4 a 3.

"Ao invés de falar em frustração vou usar isso de motivação pras competições futuras. Ela conseguiu mudar o jogo no quarto set", falou Lin.

O técnico da brasileira, Hugo Hoyama, também falou sobre a derrota e viu o resultado como uma lição. "Só passando por situações como essa ela vai amadurecer. A americana foi mais firme no final e ela mais passiva", afirmou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos