Brasil cai contra carrascas e fica com a prata no vôlei feminino

Fabio Aleixo

Do UOL, em Toronto (Canadá)

Os Estados Unidos voltaram a dar uma mostra de que mandam no vôlei feminino atualmente e relegaram o Brasil à medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN).

Na noite deste sábado, a seleção americana venceu a equipe verde-amarela por 3 sets a 0 (25-22, 25-21 e 28-26) na decisão. Foi o primeiro título em Pans dos Estados Unidos no vôlei feminino desde 1967, quando a competição foi realizada em Winnipeg, também no Canadá. O Brasil perdeu a chance de defender o título ganho há quatro anos, em Guadalajara.

A conquista do ouro em Toronto foi a segunda dos Estados Unidos no dia, mesmo atuando com um time B. Mais cedo, a equipe principal havia levado o título do Grand Prix na cidade de Omaha ao bater o Brasil por 3 a 0.

A derrota deixou as jogadoras brasileiras abaladas, A ponteira Jaqueline deixou a quadra chorando.

No primeiro set da decisão do Pan, os Estados Unidos sempre estiveram no controle do placar, marcando bem os ataques das ponteiras Rosa Maria e Mari Paraíba. A seleção brasileira não conseguia encontrar maneiras de incomodar as americanas e colocar as bolas no chão. Acertou apenas 11 das 48 tentativas de ataque. Não fossem os quatro pontos de bloqueio poderia ter ficado ainda mais atrás no marcador. Mas o resultado de 25 a 22 fez jus ao visto em quadro.

A segunda parcial começou de forma desastrosa para a seleção brasileira. Rapidamente o time americano abriu uma vantagem de 12 a 5, irritando o técnico Zé Roberto, que foi obrigado a pedir um tempo. O time nacional errava em demasia.

O treinador aproveitou a parada e optou por mandar à quadra Jaqueline. A atleta que sofre com dores lombares desde a primeira fase teve de tomar injeções para conseguir ir para o jogo.

E sua entrada contagiou o time, que pouco a pouco foi tirando a diferença até conseguir passar à frente e fazer 14 a 13. A partir disso, o set ficou equilibrado até o momento decisivo. Porém, na hora da decisão, o Brasil voltou a ter dificuldades para virar as bolas e os Estados Unidos fecharam por 25 a 21.

No terceiro set, o panorama seguiu o mesmo dos sets anteriores, com a seleção tentando muito dificuldades para atacar. Fernanda Garay era a única capaz de conseguir derrubar as bolas e os Estados Unidos fizeram 8 a 7.

Sob pressão, o Brasil passou a defender melhor e incomodar as americanas. No ataque, Joycinha e Jaqueline começaram a aparecer. A seleção cresceu de produção e fez 16 a 12, abrindo sua maior vantagem em toda a partida.

Atrás no marcador, as americanas se perderam em quadra e nem conseguiram mais incomodar na parcial. Tudo que antes dava certo começou a dar errado e o Brasil colocou seis de frente: 18 a 12.

A partida ficou controlada até o time nacional fazer 23 a 19. Daí para frente, as americanas cresceram e pressionaram o Brasil, que chegou a ter dois set points. A virada veio depois dos 25 pontos. E no primeiro match point americano, Jaqueline atacou para fora. O placar final estava decretado: 28 a 26.

UOL Cursos Online

Todos os cursos