Goleiro brasileiro do polo é acusado de abuso sexual, diz polícia

Bruno Doro

Do UOL, em Toronto (CAN)*

  • Reprodução

    Polícia de Toronto diz que goleiro brasileiro cometeu abuso sexual

    Polícia de Toronto diz que goleiro brasileiro cometeu abuso sexual

A polícia de Toronto concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (24) para falar sobre o caso de abuso sexual envolvendo um atleta da seleção brasileira de polo aquático na sua passagem pelos Jogos Pan-Americanos. De acordo com Joanna Beaven-Desjardins, inspetora-chefe de crimes desta natureza, o goleiro Thye Bezerra Mattos, de 27 anos, cometeu assédio contra uma jovem canadense. O jogador, que não está mais no país, está com mandado de prisão emitido no Canadá. Ele não foi encontrado para comentar o assunto.

"A vítima é uma mulher de 22 anos, residente da cidade de Toronto. O caso aconteceu na manhã do dia 16 de julho. Na ocasião, ele entrou no quarto dela, na casa de vítima, junto com um amigo, cometeu o abuso e foi embora", afirmou Desjardins.

A inspetora não deu detalhes sobre o crime. Afirmou apenas que a vítima não era uma atleta e que o outro homem envolvido, também membro da delegação brasileira de polo aquático, não é suspeito de abuso. Ambos teriam sido convidados pela vítima a irem a sua casa e estavam com uma quarta pessoa, uma mulher, que também não está ligada ao crime.

Desjardins evitou dizer como a polícia identificou Thye como o agressor e não confirmou se a vítima passou por algum exame. Afirmou apenas que, se estivesse no país, o goleiro ficaria preso enquanto ocorrem as investigações e que o caso será tratado junto às autoridades brasileiras.

Segundo as leis canadenses, abuso sexual inclui qualquer forma de contato não consentido entre as partes. Isso inclui beijos, abraços forçados, sexo oral e/ou penetração. 

Pela data fornecida pela polícia canadense, o crime teria ocorrido um dia após a conquista da medalha de prata pela equipe masculina de polo aquático. Após a decisão contra os Estados Unidos, os atletas foram liberados e participaram de uma festa. A delegação deixou o Canadá na noite do dia 16 rumo à Croácia, onde fazem a aclimatação para o Mundial de esportes aquáticos que ocorrerá em Kazan, na Rússia.

Em contato com o UOL Esporte, Marcos Maynard, diretor de polo aquático da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), disse que foi uma relação sexual consensual. "Ele disse que conheceu a garota em um bar, foi com ela para casa e eles fizeram sexo", falou.

A pena para este tipo de crime no Canadá pode chegar a 15 anos de prisão. Não há acordo de extradição entre o país e o Brasil, mas Thye pode ser preso se passar por alguma nação onde haja este tipo de pacto. O cônsul brasileiro de Toronto diz que é impossível isso acontecer. 

Fotos do goleiro foram espalhadas por Toronto e os canadenses trabalham com a possibilidade de existirem mais vítimas. "Ele ficou duas semanas em Toronto. É por isso que a foto dele foi espalhada. Não sabemos o que ele pode ter feito na cidade", comentou Desjardins.

Até a entrevista concedida pelas autoridades canadenses, nenhum dirigente do COB ou membro da equipe brasileira havia sido informado do caso. "Não sabemos ainda nada sobre isso. Então, é difícil comentar sem ter as informações", confirmou o presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Carlos Arthur Nuzman.

"Depois que soubemos, fizemos três ações: contatamos advogado daqui de Toronto para preparar para qualquer necessidade, contatamos o consulado brasileiro e falamos com Ricardo Moura (dirigente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e eles não tinham nenhuma informação", completou Marcus Vinícius Freire, superintendente do COB, em outra coletiva na mesma hora em Toronto.

Clube diz que a responsabilidade é da seleção brasileira

Club Athletico Paulistano, equipe pela qual Thyê atua, emitiu um comunicado oficial afirmando que acompanhará "atentamente o desenrolar do caso". "No entanto, não tem o que comentar a respeito do caso nesse momento, uma vez que o atleta competia oficialmente pela Seleção Brasileira, a quem cabe a responsabilidade por toda a sua participação no Pan, e aos fatos ainda estarem sendo apurados, de acordo com informações da própria imprensa".

Por último, o Paulistano afirmou ter uma política de patrocínio "extremamente rigorosa quanto ao comportamento de seus integrantes; e, outrossim, afirmamos que aguardaremos a manifestação do atleta e a devida apuração dos fatos, sempre respeitando o direito de ampla defesa e o contraditório".

*Colaboraram Antoine Morel e Rodrigo Mattos, em Toronto. E Brunno Carvalho, em São Paulo

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos