Cubano sensação é ouro e exalta João do Pulo, recordista do Pan há 40 anos

Daniel Brito

Do UOL, em Toronto (Canadá)

  • EFE/Alejandro Ernesto

    Pedro Pablo Pichardo exaltou o recorde de João do Pulo, obtido há 40 anos

    Pedro Pablo Pichardo exaltou o recorde de João do Pulo, obtido há 40 anos

Pedro Pablo Pichardo é um dos atletas mais técnicos e mais premiados da nova geração do atletismo mundial e sua participação no Pan de Toronto preencheu as expectativas. O cubano de 22 anos foi medalha de ouro no salto triplo, com 17,54m. A superioridade dele é tamanha que o segundo colocado, Leevan Sands, ficou 55 centímetros.

Embora tenha sobrado no Pan, Pichardo não conseguiu derrotar um brasileiro. O cubano não chegou perto da marca de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, dono do melhor salto da história dos Jogos Pan-Americanos.

E lá se vão 40 anos desde que João do Pulo estabeleceu o recorde da competição. Foi na Cidade do México, no Pan de 1975, quando ele saltou 17,89m. A marca é imbatível em Pans. "Com esse salto do João do Pulo o atleta fica entre os cinco melhores do mundo, é uma marca muito expressiva, difícil de alcançar até hoje", comentou o também brasileiro Jefferson Sabino, que competiu com Pichardo em Toronto nesta sexta-feira, 24, e terminou na quinta colocação, com 16,43m. O outro brasileiro na prova, Jean Rosa,  terminou na 14ª posição (15,79m).

Para Pichardo, superar João do Pulo não era exatamente uma meta. "Não é difícil bater o recorde Pan-Americano, porque tenho marcas superiores. Mas não me encontrei muito bem para fazer hoje, e me limitei a trabalhar bem para o resultado final", explicou o cubano, cujo melhor salto da carreira é 18,08m, feito em maio, em Doha, no Qatar.

Apesar da declaração soar como arrogante, Pichardo disse ter muito respeito pelo brasileiro, embora não saiba muito sobre a história de João do Pulo. "Meu pai foi treinador e é fanático pelo João de Oliveira [João do Pulo] . Mas nunca pude ver vídeo, mas meu pai conhece bastante e tem muita admiração por tudo que ele fez", finalizou o medalhista de ouro no salto triplo do Pan.

UOL Cursos Online

Todos os cursos