Padre do Rio-2016 tem pedido de oração por brasileiros contundidos do Pan

Daniel Brito

Do UOL, em Toronto (CAN)

  • Daniel Brito/UOL

    Padre Leandro Lenin celebrou missa na quarta-feira que contou com 25 atletas

    Padre Leandro Lenin celebrou missa na quarta-feira que contou com 25 atletas

Cerca de 25 atletas brasileiros participaram de uma missa em português celebrada no início da tarde da quarta-feira, 22, dentro da Vila Pan-Americana. Foi uma exceção aberta pelos organizadores do Pan de Toronto e atendeu aos pedidos dos integrantes do time do COB no evento. A celebração ficou por conta do padre Leandro Lenin, do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, do Seminário São José, no Rio de Janeiro.

Ele seguiu a liturgia das missas rezadas nas igrejas brasileiras e contou com o apoio de um ajudante da Igreja Batista no piano. Diversos atletas pediram que oração para companheiros de time ou de modalidade que, contundidos, não puderam vir ao Pan.

"Interessante o sentimento de família dos atletas, muitos pediram por atletas e amigos que não puderam estara aqui, por lesão ou por decisão técnica. Alguns pediram pela mãe ou pai, familiares que ficaram no Brasil. Eles precisam desse sentimento de família, mais do que o aplauso, é o sentido de base, ou seja, existe um fundamento para tudo isso que eles fazem aqui", contou o padre Lenin.

Os atletas comungaram e na homilia, o padre Lenin discorreu sobre a vitória. "Importante que se saiba agradecer pelo esforço empreendido na disputa, pelo dom recebido e pela apresentação que fizeram na competição. De algum modo, quem está aqui já é um vencedor, porque superou diversos adversários para compor o time que está no Pan. E a missa foi sobre isso: ação de graças pela vitória de estar aqui. Esse foi o tom da homilia, a vitória nossa é a ressureição de Cristo, que venceu a morte. Embora, existam pequenas vitórias no dia a dia, como as medalhas que conquistamos, existem outras muito maiores", explicou o padre Lenin.

Teste para 2016
A missão do padre Lenin no Pan não é apenas celebrar missa. Segundo ele, sua viagem a Toronto foi bancada pela Arquidiocese do Rio, com vistas aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio-2016. A Vila Olímpica abrigará um centro multi-religioso, para atender as cinco maiores religiões do planeta: cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e o budismo.

Por este motivo, o padre Lenin já observa e toma nota de todas as atividades realizadas no espaço usado para esta finalidade no Pan de Toronto, além de atender aos atletas, treinadores e dirigentes que necessitam de um apoio religioso. "Estamos aqui a serviço, não há proselitismo, não estamos aqui para nos fazer vistos, estamos a serviço para atendimento, para orações pessoais para celebrações públicas como missa ou culto, e até atendimento particular como confissão", disse.

O padre Lenin contou que pelo menos um atleta já pediu para se confessar para ele durante o Pan. "Mas não posso relatar para ninguém o que me foi confessado", avisou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos