Fabiana Murer é prata no salto com vara na melhor prova de todo o Pan

Bruno Doro

Do UOL, em Toronto (Canadá)

A brasileira Fabiana Murer ganhou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Com ênfase na palavra ganhou. A prova do salto com vara foi a mais forte do atletismo no Pan. Ou melhor: foi a mais forte do que qualquer outra competição no Canadá. Nenhum outro evento tinha três das melhores do mundo. Jennifer Suhr é a atual campeã olímpica. Yarisley Silva terminou em segundo na Inglaterra. E a própria Fabiana, bicampeã mundial indoor, é a atual campeã da Liga de Diamante, o mais disputado circuito de atletismo do mundo.

Nesta quinta-feira (23), Fabiana mostrou que merece estar nesse grupo. Ela conquistou a medalha de prata com 4,80m. Seria o recorde dos Jogos não fosse pela cubana Yarisley. Assim que Fabiana errou sua terceira tentativa nos 4,85m, Yarisley superou a marca. O antigo recorde era 4,75m, da própria Yarisley, de Guadalajara-2011.

"Eu sabia que seria suado. Eram três grandes atletas. Antes da prova, já calculávamos que o ouro viria nos 4,85m", disse a atleta. "No final, nos últimos saltos, senti um pouco. Faltou perna. Faltou energia. Como eu tentei duas vezes os 4,75m, cheguei mais desgastada do que a Yarisley", explicou.

Essa energia a mais que a cubana mostrou vieram do número de saltos feitos por cada uma. Fabiana tentou fez nove saltos. Completou quatro (4,50m, 4,60m, 4,70m e 4,80). Yarisley chegou aos 4,80m com uma tentativa a menos. "Mesmo assim, eu saio daqui muito satisfeita. Estamos na reta final e nem precisei do Mundial para saber em que nível estou. Essa prova foi fortíssima. Foi até surpreendente que a Jennifer Suhr não conseguiu passar dos 4,60m".

Essa é a terceira medalha dos Jogos Pan-Americanos de Murer, a segunda de prata. Ela conseguiu o ouro no Rio de Janeiro, em 2007. Foi sua despedida dos Jogos. "Não tinha pensado nisso, mas é legal sair assim, com uma medalha após uma prova tão competitiva".

Em mais uma prova da qualidade da disputa, o salto das duas daria ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, há três anos. Jennifer Suhr, dos Estados Unidos, que ficou com o bronze em Toronto-2015 com 4,60m, venceu a disputa há três anos com 4,75m. Além disso, os 4,85m de Yarisley são a melhor marca do mundo na prova em 2015 - o posto era da grega Nikoléta Kyriakopoulou, com 4,83m.

UOL Cursos Online

Todos os cursos