Jogador de futebol americano conquista medalha de prata no Pan de Toronto

Bruno Doro

Do UOL, em Toronto (Canadá)

  • Rick Stewart/Getty Images

    Marquise Goodwin é jogador da NFL

    Marquise Goodwin é jogador da NFL

O jogador de futebol americano Marquise Goodwin conquistou uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Ele conseguiu o segundo lugar na competição do salto em distância nesta quarta-feira ao alcançar a marca de 8,27 metros. O ouro foi para Jeffery Henderson, dos EUA, e o bronze ficou com Emiliano Lasa, do Uruguai.

Marquise Goodwin é campeão mundial júnior, foi duas vezes campeão americano e disputou os Jogos Olímpicos de Londres-2012, sempre no salto em distância. É um currículo impressionante. Mas ele é ainda mais do que isso.

Além de atleta, Marquise também é jogador de futebol americano. Ele foi draftado em 2013 e desde então joga pelo Bufallo Bills. Na temporada passada, sofreu uma série de contusões – ficou afastado por estiramentos musculares, uma costela trincada e até uma concussão. Vir para o Pan é quase uma etapa em sua recuperação.

Ele começou a treinar para o Pan há dois meses. Conseguiu ficar entre os quatro melhores na seletiva norte-americana e acabou convocado. Segundo ele, a preparação para a prova o ajuda no futebol, já que mantém a explosão muscular e ajuda na agilidade – principalmente nas mudanças rápidas de direção que um jogador de sua posição (ele é wide-receiver, o jogador que recebe os passes mais longos dos quarterbacks). "Além disso, aqui ninguém bate em você", brincou, em entrevista para o ESPN.com.

Sua presença no elenco do Buffalo Bills é uma vitória não só para ele, mas para atletas que encaram jornada dupla no esporte universitário americano. Desde os nove anos, Marquise treina as duas modalidades. Cursou a faculdade do Texas com bolsa esportiva. "Existe uma lenda que diz que quem vem do atletismo não consegue jogar futebol americano. Estou aqui para mudar isso", diz.

UOL Cursos Online

Todos os cursos