Canadá é o maior responsável pelos bronzes brasileiros em Toronto

Daniel Brito

Do UOL, em Toronto (CAN)

Nos momentos de decisão, na reta final da campanha rumo ao pódio do Pan de Toronto, são os canadenses os maiores carrascos dos atletas brasileiros. São os donos da casa que estão despachando os atletas do time do COB para a disputa da medalha de bronze, derrotando-os nas semifinais, impedindo-os de chegar à disputa pelo ouro.

Dos 46 bronzes nacionais angariados até o momento, 13 foram em disputas eliminatórias. São modalidades que se desenrolam em confronto direto, como judô, polo aquático, tiro com arco. Em 40% das eliminações ocorridas nas semifinais, os brasileiros caíram ante um canadense. O caso mais emblemático foi o judô.

Rafaela Silva, Maria Portela e Mariana Silva tombaram ante anfitriãs. E das vitoriosas no confronto com as brasileiras, duas amargaram uma derrota na final e somente uma sagrou-se campeã Pan-Americana: Kelita Zupancic, até 70kg, que batera Maria Portela.

A dupla brasileira do badminton, Alex Tjong e Lohaynny Vicente, também teve sua trajetória interrompida pelos donos da casa, e deixou Toronto com um bronze. Caso idêntico ao esgrimista Renzo Agresta.

Mas o Brasil não é o campeão em bronzes neste evento. Este título pertence aos Estados Unidos, com 55. O Brasil é, coincidentemente, o terceiro em bronzes, com 46, dois a menos que o Canadá.

Os donos da casa fazem campanha histórica, com 160 pódios, sendo 59 medalhas de ouro. Como país-sede do Pan, já superou a campanha do Brasil no Rio-2007. E ainda faltam cinco dias de competição em Toronto.  Desta forma, os canadenses ficam atrás somente de EUA e Cuba como anfitriões.

Depois do Canadá, são os Estados Unidos que mais eliminam brasileiros nas semi do Pan de Toronto, com quatro triunfos, seguidos dos cubanos, com três.

UOL Cursos Online

Todos os cursos