Brasileira sente lesão no atletismo e deixa a prova de cadeira de rodas

Bruno Doro

Do UOL, em Toronto (CAN)

Os Jogos Pan-Americanos de Joelma Sousa duraram poucos passos. Logo em sua largada nas semifinais dos 400m, ela sentiu uma lesão muscular na virilha. Não aguentou continuar e caiu. Só conseguiu deixar a pista da Universidade de York, onde está sendo disputada a competição, de cadeira de rodas. "Eu peço desculpas aos brasileiros", disse a atleta, quase meia hora depois.

Joelma deixou o centro médico do estádio preocupada. Afinal, além de não completar sua prova individual, deve ficar de fora, também, do revezamento 4x400m - em que tinha chance de conquistar uma medalha. "Se fosse hoje, ela estaria fora. Como a prova é só na sexta (as eliminatórias), vamos esperar", disse o médico Cristiano Laurino, que cuidou do caso.

O prognóstico, porém, não é dos melhores: pela movimentação e dor que Joelma está sentindo, dificilmente ela volta a competir no Pan. Mas o médico só dará o veredito ao ver um exame de imagem. "Ela não sentiu nada nos treinamentos, no aquecimento e nem nos dois tiros de largada que deu antes da prova", completou o médico.

Quem viu pela televisão a cena ficou assustado com o que aconteceu com a brasileira. Ela ficou deitada na pista, sem atendimento médico, por alguns minutos. Ela, porém, não percebeu demora. "Não demoraram, não. Durante uma competição assim, eles esperam mesmo, todo mundo sair para fazer o atendimento. Foi tudo bem normal".

Médico do Cbat (Confederação Brasileira de Atletismo), Cristiano também chegou a ser barrado para entrar na pista. Ele só conseguiu conversar com Joelma já na saída da pista, quando ela estava na cadeira de rodas e amparadas pelos técnicos. "Dentro da pista, os responsáveis pelo atendimento médico são os organizadores. Os médicos das delegações só chegam para o atendimento dentro do centro médico, que foi o que ocorreu. Não aconteceu nenhum problema".

A norte-americana Kendall Baisden terminou a bateria na primeira colocação, com 51s81. Joelma Sousa sentiu lesão na virilha logo após a largada e não conseguiu finalizar a prova. Ela está fora da disputa por medalhas.

Na bateria anterior, Geisa Coutinho conseguiu classificação para a final da categoria. Ela chegou na segunda colocação, com 52s46, e entra na briga pelo pódio dos 400m rasos. A brasileira volta à pista às 20h10 (horário de Brasília) desta quinta-feira. "Estou dando um passo de cada vez. O importante era chegar à final e foi isso que eu fiz. A prova dos 400m é complicada. Nem sempre você acerta. Hoje, eu não acertei".

UOL Cursos Online

Todos os cursos