Brasileira que começou a lutar taekwondo por acaso leva bronze no Pan

Do UOL, em São Paulo

Raphaella Galacho conquistou a medalha de bronze no taekwondo dos Jogos Pan-Americano de Toronto. Para garantir seu lugar no pódio, nesta quarta-feira, a brasileira que começou na modalidade por acaso venceu a canadense Nathalie Iliesco na disputa de terceiro lugar da categoria acima dos 67kg.

As duas fizeram luta bastante travada, mas Raphaella dominou todo o combate, mesmo tendo que enfrentar numa só vez a oponente e a torcida da casa. Mais técnica e veloz na distribuição dos golpes, a brasileira venceu por 1 a 0 sem sofrer grandes riscos.

Este é o segundo Pan de Raphaella. Em 2011, em Guadalajara, competiu na categoria abaixo dos 67kg e terminou sem medalha. O que pouca gente sabe é que ela começou na modalidade por causa de uma escoliose (uma curvatura na coluna) constatada na adolescência. O taekwondo foi recomendado por causa dos alongamentos, que ajudariam a resolver o problema.

Com o sonho de disputar a Rio-16 e para chegar até o bronze em Toronto, Raphaella teve de superar as dificuldades que marcam a trajetória da maioria dos atletas olímpicos brasileiros. Ela foi sustentada pela família no início da carreira, teve visto negado duas vezes para disputar sua primeira competição internacional (Pan-Americano Junior) e chegou a ficar em quarentena durante os Jogos da Lusofonia por suspeita de gripe suína - também conhecida como influenza H1N1 ou gripe A.

Hoje, porém, ela participa do programa Bolsa Atleta, parceria do Ministério dos Esportes com o Ministério da Defesa em que os esportistas se alistam às Forças Armadas e ganham incentivo para dedicar-se exclusivamente ao esporte. 

O Brasil finalizou sua participação no taekwondo do Pan de Toronto com duas medalhas de bronze. Além de Raphaella Galacho, a medalhista mundial Iris Sing também subiu ao terceiro lugar do pódio. No masculino, Venilton Torres e Henrique Precioso saíram derrotados na disputa do bronze, enquanto André de Oliveira e Guilherme Felix não chegaram a disputar medalha.

UOL Cursos Online

Todos os cursos