Brasil vai à 4ª final seguida no futebol em jogo de lambanças das goleiras

Do UOL, em São Paulo

O Brasil bateu o México na semifinal do Pan de Toronto e disputará a medalha de ouro do futebol feminino pela quarta vez consecutiva nos Jogos. Em 2003 e 2007 ficou com ouro, enquanto em 2011 perdeu a final para o Canadá nos pênaltis e foi prata.

Em partida marcada por lambanças das goleiras das duas seleções, o time comandado por Vadão venceu por 4 a 2 - dois gols da zagueira Rafaelle, um de Cristiane e outro contra de Romero. As mexicanas descontaram com Rangel e mais um contra, da goleira brasileira Luciana. Agora, a seleção brasileira pega na final a Colômbia, no sábado, às 19h35, para retomar o domínio do futebol feminino no continente.

O jogo
Cristiane mostrou logo aos três minutos por que é a artilheira do Pan de Toronto. Raquel cruzou da ponta direita e a atacante cabeceou para abrir o placar, chegando ao seu sétimo gol em quatro jogos.

Apesar do gol relâmpago, a seleção brasileira mostrou fragilidade na defesa e deu oportunidades ao México para empatar. E a igualdade veio num gol contra pra lá de bisonho da goleira Luciana. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou alta na pequena área, a camisa 1 se atrapalhou com a zagueira e acabou empurrando para a própria meta.

A goleira já havia falhado no gol que eliminou o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo contra a Austrália e também no segundo jogo do Pan, contra o Equador, falha que passou batida por conta da vitória por 7 a 1.

Cristiane teve ao menos mais uma grande chance de recolocar o Brasil à frente, e desperdiçou. Mas o Brasil chegou ao segundo gol no fim do primeiro tempo, com Rafaelle, que pegou rebote após bola no travessão.

Se Luciana errou feio no empate do México, o Brasil chegou ao terceiro gol em mais uma lambança de goleira. Agora da mexicana Pamela. Após cruzamento de Fabiana, Raquel só escorou e a zagueira mexicana Romero fez o corte. A bola sobrou viva na área e Pamela se jogou para encaixá-la, mas errou o alvo e "comeu grama". Livre, Andressa Alves só chutou e a bola ainda bateu em Romero antes de entrar. Uma lambança!

A defesa do Brasil seguiu insegura e o México diminuiu com Rangel aos 25 da etapa final. Mas a zagueira Rafaelle voltou a balançar as redes, dessa vez de cabeça em cobrança de escanteio. Resultado: 4 x 2 e disputa de ouro para o Brasil.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos