Equipe de ginástica leva prata, fecha com 3 pódios e compensa dieta forçada

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Toronto (CAN)

A equipe brasileira de ginástica rítmica terminou a participação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto com três medalhas conquistadas. Nesta segunda-feira (20), o conjunto faturou a prata na final com arcos e maças, ficando atrás dos Estados Unidos. O bronze foi conquistado pelo Canadá.

Com um mix de músicas brasileiras, o conjunto nacional somou 14.692 pontos na prova composta por seis maças e dois arcos. Os Estados Unidos somaram 14.983, enquanto Canadá ficou com 13.709. Assim, o time brasileiro fecha sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto com duas medalhas de ouro e uma prata. Além delas, Angélica Kvieczynski conquistou dois bronzes nas provas individuais.

Os três pódios compensaram uma dieta rigorosa pela qual as nove atletas que integram a seleção passaram. E não foi recomendação de nutricionista, não. Foi a "dieta da chave". A técnica Camila Ferezin exigiu que as duas capitãs do time, Debora, que se machucou e não foi ao Pan, e Beatriz, que assumiu o posto, trancassem a cozinha onde as ginastas vivem, em Aracaju (SE).

"Comigo é assim, missão dada é missão cumprida. A questão da alimentação é a que mais preocupa, as meninas precisavam emagrecer", explicou Camila. "Pedi para a capitã fechar a cozinha e guardar a chave depois das 22h30".

"Técnica tem que ter mil e uma utilidades. É meio mãe, meio psicóloga, meio maquiadora", brincou a treinadora, que viu sua tática dar certo. Segundo Camila, uma das ginastas chegou a emagrecer sete quilos.

E apesar de o Pan ter acabado, as meninas não vão se livrar da dieta. As atletas terão quatro dias de folga até retomarem os treinamentos, mas a técnica já recomendou que elas evitem bolos e frituras.

Contando os últimos cinco Jogos Pan-Americanos (Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003, Rio-2007, Guadalajara-2011 e Toronto-2015), essa é a primeira vez que a equipe brasileira perde uma medalha de ouro nas disputas por equipes da ginástica rítmica.

UOL Cursos Online

Todos os cursos