Largada apressada de juiz complica brasileiros nos 50m livre

José Ricardo Leite

Do UOL, em Toronto (CAN)

Um aviso antecipado para a largada dos 50m livre complicou a vida de dois brasileiros na terceira bateria eliminatória da prova nesta sexta-feira, em Toronto. Na prova mais rápida da natação, Bruno Fratus e Nicholas Santos foram surpreendidos pelo apressado sinal sonoro dado pelo juiz para que a prova tivesse início.

Os brasileiros caíram na água para a disputa antes do esperado. Bruno Fratus chegou na segunda posição ao marcar 22s33 e se classificou para a final da prova, com o quinto melhor tempo. O nadador, no entanto, poderia ter se saído melhor sem a "pressa" do árbitro. Ele é o principal nome brasileiro da prova, com a ausência de Cesar Cielo.

Já Nicholas Santos chegou em quarto na eliminatória, com 22s74, e não passou para a prova que vale medalhas no Pan-Americano. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) reclamou da arbitragem ao alegar que a decisão do juiz prejudicou o desempenho de Nicholas. A entidade não entrou com recurso para anular o resultado.

Bruno Fratus criticou a rapidez do juiz em dar início à prova. "O árbitro está mais ansioso né?! Ele não está errado em dar a saída rápida assim, mas é fora do padrão. A arbitragem está mais ansiosa né", disse, contrariado, ao canal SporTV.

Ao UOL Esporte, em seguida, o nadador mostrou mais ironia: "Acho que ele tomou muito café".

A final dos 50m livre acontece ainda nesta sexta-feira, às 22h16 (horário de Brasília). O melhor tempo das eliminatórias foi feito pelo norte-americano Josh Schneider (21s97).

UOL Cursos Online

Todos os cursos