Organização nega recurso, mantém punição a Thiago Pereira e adia recorde

Fábio Aleixo*

Do UOL, em Toronto (CAN)

A organização do Pan de Toronto negou o recurso pedido pela delegação brasileira e confirmou a desclassificação de Thiago Pereira nos 400m medley. Com isso, o recorde de medalhas na competição é adiado e o ouro na prova permanece com o também brasileiro Brandonn Almeida, que bateu o recorde mundial júnior da prova. 

A organização desclassificou Thiago Pereira por um suposto erro na virada do nado peito para o crawl (livre), último dos quatro estilos de nado do medley. Na imagem da transmissão oficial, não fica claro se o brasileiro encostou as duas mãos na borda ao mesmo tempo, como exige a regra. 

"Não [estou] frustrado, um pouco puto. O pessoal que faz natação sabe que não tem jeito errar essa virada. É quase impossível. Não tem jeito de fazer com uma mão só. Essa mecânica não condiz com o movimento. No medley o que mais desclassifica é a virada do costas para o peito. Nessa sim precisa ter cuidado", disse Thiago Pereira logo após a prova 

A delegação brasileira teve o seu recurso negado pela Uana (União de Natação das Américas, entidade que controla o esporte no continente e que coordena a competição no Pan), que decidiu manter a decisão inicial de desclassificar o brasileiro. Não foi a primeira desclassificação na natação do Pan.
 
Na última quarta, os EUA quase perderam a prata no 4x200m livre porque um dos atletas competiu com um esparadrapo unindo dois dedos sem a autorização da organização. No recurso, os americanos conseguiram reverter a decisão alegando que não havia um corpo médico que pudesse dar o aval. Nesta quinta, Emily Overholt, do Canadá, perdeu o ouro nos 400m medley em uma questão parecida com a de Thiago. Ela foi acusada de ter feito a virada de forma irregular de costas para o peito. Como o Brasil, a delegação dos donos da casa está tentando reverter a decisão nos bastidores. 
 
Assim como os brasileiros, os canadenses tentaram reverter a decisão. Da mesma forma, porém, tiveram seu recurso negado, o que manteve a punição Overholt, que rendeu o bronze a Joanna Maranhão nos 400m medley feminino. 
 
"É como quando um árbitro marca pênalti. Ele pode ver a filmagem dez vezes e ver que errou e não vai mudar. Já fui desclassificado nos 200m medley algumas vezes, mas sempre na virada do costas para o peito. Do peito para o crawl é ridículo. Não tem jeito de virar com uma mão. Nem passou isso pela minha cabeça", disse Thiago Pereira logo após a prova, prevendo o resultado do recurso. 
 
O protesto brasileiro contou com a ajuda especializada dos comentaristas de TV presentes em Toronto. Alex Pussieldi, técnico de natação que trabalha nas transmissões do Sportv, e Fernando Scherer, medalhista olímpico que hoje está na Record, passaram suas impressões a Ricardo Moura, chefe da natação brasileira, aos berros na piscina canadense.
 
Nada, porém, adiantou. Quem vai comemorar é Brandonn Almeida, campeão em seu primeiro Pan, aos 18 anos. com direito a recorde mundial júnior da prova com 4min14s47. "Sempre entro na água para dar o meu melhor, mas não esperava esse tempo e esse resultado, mesmo porque meu foco não era essa competição", disse Brandonn, que nadará o Mundial júnior em poucas semanas.
 
Se vencesse a prova, Thiago Pereira chegaria a 22 medalhas em Pans, igualando o recorde do ginasta cubano Erick Lopez. A decisão dos juízes, no entanto, adiou o recorde para sexta, já que ele não cai mais na piscina nesta quinta - ele disputaria os 100m borboleta, mas desistiu para se poupar. Thiago, que também abdicou dos 100m costas,, agora tem mais duas chances de ganhar medalhas em Toronto. 
 
"Eu prefiro descansar para os 200m medley e para o revezamento [4x100m medley]. Agora ficou mais apertado. Não vai poder ter erro", disse o nadador. 
 
Mais tarde, ele agradeceu em sua conta no Instagram o apoio dos torcedores. "Gente antes de mais nada, muito, mas muito obrigado mesmo pelas palavras e pela força de todos! Essa imagem mostra as 2 mãos na borda, uma em cima outra em baixo , com a ponta do dedo, mais infelizmente não foi aceita!!! Triste um pouco, por toda história que alcançaria nessa prova sendo tri campeão!!! Mas agora não tem nada que possa fazer!!! Vamos pra próxima.... "Life is about how hard you can get hit and keep moving forward, how much you can take it and keep moving forward" , bora pra frente porque Deus sabe o que faz, se não foi hoje é porque não era pra ter sido... Muito obrigado pelo carinho de vocês!!!! Grande beijo a todos.... #VaiThiago"
 

 

Atualizada às 22h40

UOL Cursos Online

Todos os cursos