Medalhista de ouro em Toronto sofre com piadas até hoje por erro com touca

Fábio Aleixo

Do UOL, em Toronto (CAN)

  • Jefferson Bernardes/VIPCOMM/Divulgação

    Touca com patrocínio em Guadalajara-2011 quase fez Leonardo perder o ouro

    Touca com patrocínio em Guadalajara-2011 quase fez Leonardo perder o ouro

O ouro ganho por Leonardo de Deus nos 200 m borboleta em Toronto na noite desta terça-feira teve um duplo sabor para o nadador de 24 anos. Ele não apenas estabeleceu o novo recorde Pan-Americano (1m55s01) e a sexta melhor marca do ano, como também faturou o bicampeonato da competição.

Um bicampeonato que ele espera que coloque uma pá de cal em um episódio que ocorreu no Pan de Guadalajara-MEX, em 2011, e o faz alvo de piadas até hoje: o uso de uma touca irregular com nome do patrocinador que só não o deixou sem a medalha de ouro porque os dirigentes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) tiveram habilidade para contornar a situação nos bastidores e reverter a sua desclassificação por infringir as regras.
 
"Todo mundo ainda fica me zoando. Antes mesmo da prova feminina, um árbitro que estava em Guadalajara e me viu falou para as meninas não fazerem como eu. Mas desta vez deu tudo certo e estou muito feliz. Consegui quebrar o recorde Pan-Americano sem estar no melhor da minha forma", afirmou o nadador brasileiro, que ainda nadará os 400m livre, 4x100m medley e 4x200m livre.
 
"A delegação inteira me tira sarro e acho que é uma coisa que vou levar para o resto da minha vida, mas agora o que quero é ficar marcado por este bicampeonato", afirmou.
 
Léo, que quebrou o recorde de 1m55s45 estabelecido por Kaio Márcio no Pan do Rio de Janeiro em 2007, disse também que em 2011 pagou pela inexperiência em grandes competições. No México, disputava a sua primeira edição dos Jogos Pan-Americanos.
 
"Tinha 20 anos e era muito moleque. Não tinha tanta experiência. Depois daquele susto, nunca mais vou repetir o erro. Desta vez vim mais focado", afirmou.
 
Nesta quarta, Leonardo de Deus já caiu na piscina. Ele fez o quinto melhor tempo das eliminatórias dos 200 m costas e se classificou para a final da prova, que será disputada à noite.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos