Brasil coloca três na final e pode igualar recorde de ouros do judô em Pans

Bruno Doro

Do UOL, em Toronto (CAN)

A gaúcha Mayra Aguiar é a primeira brasileira a se classificar para a final do judô nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, nesta terça-feira (14). Após vencer em sua estreia em apenas 46 segundos (contra a mexicana Liliana Cardenas), ela bateu a cubana Yalennis Castillo. Na final, encara sua arqui-rival, a atual campeã olímpica Kayla Harrison, dos EUA - a brasileira é a atual campeã mundial dos 78kg.

Quem também está na decisão é o meio-pesado masculino, Luciano Correa. Após bater venezuelano Anthoni Pena por imobilização na estreia, venceu rapidamente o argentino Hector Campos. Mais uma vez por imobilização. Seu rival na final será surpreendente: o atual vice-campeão mundial, o cubano José Armenteros, foi eliminado pelo canadense Marc Deschenes, em decisão polêmica.

O último a garantir a classificação para a decisão foi o pesado David Moura, ao bater o venezuelano Pedro Pineda. Antes, tinha passado pelo peruano Joshua Vasquez.

Já a vice-campeã dos últimos dois campeonatos mundiais, Maria Suelen Altheman, acabou derrotada em sua semi. Em sua primeira competição desde que operou o joelho, ela foi superada pela experiente Vanessa Zambotti, do México. Antes, ela tinha derrotado a venezuelana Emileidys Lopez.

Com o resultado, o Brasil mantém a chance de igualar o recorde de medalhas de ouro em uma edição dos Jogos Pan-Americanos. Em 2011, no Pan de Guadalajara, foram seis títulos continentais, com Felipe Kitadai, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Luciano Corrêa. No Canadá, já são três ouros, com Tiago Camilo, Charles Chibana e Érika Miranda.

O Brasil tem ainda uma de prata (Felipe Kitadai) e cinco de bronze (Victor Penalber, Maria Portela, Mariana Silva, Rafaela Silva e Nathália Brígida) no Canadá.

UOL Cursos Online

Todos os cursos