No último aparelho, colombiano tira medalha inédita de brasileiro

Fabio Aleixo

Do UOL, em Toronto (Canadá)

O brasileiro Caio Souza ficou muito perto de conquistar uma inédita medalha para a ginástica artística masculina do Brasil em Jogos Pan-Americanos. Mas acabou perdendo o pódio em sua apresentação no último aparelho (barras paralelas) da final individual geral.

O atleta de 22 anos acabou ultrapassado no momento decisivo pelo colombiano Jossimar Calvo Moreno e teve de se contentar com o quarto lugar. Ele totalizou 88,850 pontos, contra 89,400 do adversário.

Caio chegou a liderar a disputa após sua rotina no solo (14,950) e no cavalo com alça (14,400), e chegou à barra fixa empatado com o americano Donnel Whittenburg, com 74,200 pontos

Na barra fixa, ele somou 14,650 pontos e contou com uma queda do adversário para ultrapassá-lo.

Whittenburg fazia sua apresentação, quando não conseguiu se segurar à barra e levou um tombo feio. Ele ficou cerca de dois minutos no chão até retomar a rotina e fez apenas 12,250 pontos, fechando sua participação com 86,750.

Lucas Bitencourt, outro brasileiro na disputa, terminou na nona colocação.

Mas Jossimar Moreno conseguiu se recuperar após um início ruim. Ao cravar 15,750 tirou Caio do pódio.

O resultado de Caio manteve a escrita do país de nunca ter ganho uma medalha na prova do individual geral masculino.

A competição teve medalha de ouro para Samuel Mikulak, dos Estados Unidos, por somar um total de 0,05 a mais que o cubano Manrique Larduet (89,650 contra 89,600). A vitória do americano gerou uma grande vaia no ginásio.

Apesar de ficar sem a medalha nos momentos finais, Caio disse que não está triste por isso.

"Meu sentimento é de total felicidade, só as pessoas que caminharam sabem o sofrimento que tive, das lutas, operação no pé e um tempo parado. Não estou triste de não ter pego medalha, estou mais do que feliz. Foi minha melhor competição, melhor pontuação, cabeça está mais do que erguida, muito feliz. Não faltou nada para mim", falou em entrevista ao SporTV.

UOL Cursos Online

Todos os cursos