Pan de Toronto acumula falhas na organização nos primeiros dias de disputas

Do UOL, em Toronto (CAN)

Apesar de ter deslanchado no interesse do público, o Pan-2015 de Toronto, que teve sua festa de abertura na sexta-feira (10) à noite, tem uma série de erros nas suas operações que comprometem a imagem da sua organização. Falhas em transporte, em placares, em credenciamento e na internet têm sido constantes e em número bem maior do que ocorrem em outras competições de grande porte. Lembre-se: não faltou dinheiro para o torneio, o mais caro da história pan-americana.

Nos bastidores, membros da Rio-2016 já constataram os problemas ocorridos e têm dito que houve um erro no planejamento do evento. Com várias falhas na execução antes da competição, inclusive estouro de orçamento e atraso em obras, o Pan do Rio-2007 teve uma logística mais eficiente do que a competição canadense.

Uma das questões é a desconcentração dos locais de competição com as modalidades espalhadas por diversos centros, e largas distâncias. Para se chegar ao local de disputa da canoagem slalon, por exemplo, é preciso andar de carro 2h30 do centro de Toronto. Nenhuma sede de esporte no Rio é tão afastada para a Olimpíada.

Por isso, já houve problema de transporte para atletas até os locais de competição, segundo relatos ouvidos pelo UOL Esporte. Ônibus para levar voluntários, jornalistas ou membros da organização também têm cometido seguidas falhas e alguns motoristas sequer sabem o local onde estão indo, o que provoca atrasos.

Outros serviços a atletas têm funcionado. Mas, por pouco, Toronto não passou uma péssima imagem. Os pisos dos prédios da Vila dos Atletas não ficaram prontos a tempo, o que obrigou os organizadores a investir 1,2 milhões de dólares canadenses para colocar uma instalação provisória.

Falhas em placares e cronometragem ocorreram em mais de uma modalidade. A empresa responsável, Atos, é a mesma da Olimpíada. A estrutura de transmissão para televisões é outra deficiência: não houve capacidade para passar todas as modalidades como ocorrem nos Jogos Olímpicos e mesmo no Pan do Rio.

Outro obstáculo está no credenciamento. Problemas no leitor de credenciais já deixaram barrados até o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. A leitura está sendo feita por meio de internet sem fio, o que causa instabilidade. Em relação à segurança, a equipe privada assumiu às vésperas dos Jogos e não há revistas ou detector de metais em alguns pontos.

A qualidade da rede em área de jornalistas é outro problema: o sinal oficial de internet é de qualidade inferior a todas as Copas, Pans, ou Olimpíadas recentes.

Um ponto positivo para o evento em Toronto é que, ao contrário da expectativa inicial, o público empolgou-se com o Pan e a maior parte das competições tem ficado cheia. Parques feitos para o evento também reuniram grande número de pessoas no domingo. Resta saber se a organização vista até agora será o suficiente para convencer o COI a fazer uma Olimpíada na cidade no futuro, como querem os canadenses.

UOL Cursos Online

Todos os cursos