Triatletas da seleção treinarão de madrugada para fugir de trânsito no Rio
Fábio Aleixo
Do UOL, em Toronto (CAN)
-
REUTERS/Tim Wimborne
Reinaldo Colucci é um dos atleta do time de triatlo brasileiro que treinará para o Rio-2016
Os integrantes da seleção brasileira masculina e feminina de triatlo farão treinos de madrugada no Rio de Janeiro para evitar o trânsito e poderem se preparar da melhor maneira para os Jogos Olímpicos de 2016. A primeira sessão de atividades será realizada entre quarta e sexta-feira e servirão como preparação para o evento-teste da modalidade, que ocorrerá no dia 2 de agosto.
A medida de treinar para a prova de ciclismo antes do amanhecer foi tomada para que os atletas não tenham de brigar por espaço nas vias da cidade com carros, caminhões e ônibus e fiquem expostos a risco de acidentes graves.
A Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri) fez um acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) para que parte das ruas Gastão Baiano e Miguel Lemos, que saem da praia de Copacabana e sobem em direção do Morro do Cantagalo seja interditada. Este trecho será usado no evento-teste e na Olimpíada.
"Esta subida que faremos é na contramão dos carros, então tivemos de buscar horários alternativos para podermos nos preparar. Temos de nos aproveitar que estes eventos são em casa e ter todos benefícios possíveis na nossa preparação. E vai ser bom para conhecermos bem o percurso. Afinal, não são tantas as competições assim que temos no Rio de Janeiro", afirmou o triatleta Reinaldo Colucci, que terminou na 21ª colocação na prova de triatlo no Pan de Toronto neste domingo.
"Conseguimos equacionar bem a questão com a CET, nos darão todo o suporte", afirmou Marco La Porta, diretor-técnico da CBTri.
Apesar de não ter de dividir espaço com veículos motorizados nos treinos, o triatleta diz que a violência no Rio pode ser um problema, mas espera que nada aconteça.
"Medo a gente tem, mas acho que não teremos problemas, mesmo porque temos uma equipe junto. E além disso, ninguém está sabendo. Aliás, não estava, agora que falei para vocês (risos)", completou Colucci.
Os treinos de natação e corrida na Praia de Copacabana, local da disputa olímpica, serão feitos normalmente durante o dia.
O evento-teste que será realizado no dia 2 de agosto valerá mil pontos no ranking mundial, que definirá os classificados para a Olimpíada.