Brasileira sucumbe à corrida, perde ritmo e fica fora do pódio no triatlo
Bruno Doro
Do UOL, em Toronto (CAN)
-
Danilo Verpa/Folhapress
Bárbara Riveros, do Chile, comemora medalha de ouro na prova de triatlo do Pan
Esperança de medalha no Pan-Americano de Toronto, a brasileira Pâmella Oliveira não conseguiu resistir às adversárias no triatlo e acabou fora do pódio na competição realizada neste sábado. Ela terminou na 10ª posição após bom início de prova. O pódio foi formado pela chilena Bárbara Riveros (1h57min18s), pela mexicana Paola Diaz (1h57min48s) e Flora Duffy, de Bermudas (1h57min56s).
Esta foi a primeira medalha de ouro do Chile nesta modalidade, em Pan-Americano. Bárbara Riveros garante, com isso, uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Pâmella Oliveira lamentou o desempenho que a colocou na décima colocação - com o tempo total de 2h00min05s -, longe da posição que gostaria de estar. "Não era o meu dia. É difícil para uma atleta falar isso. A gente se prepara tanto para um dia só é não parece fazer sentido chegar aqui e dizer isso, mas é o q aconteceu", comentou a brasileira.
"Se fosse ontem, seria melhor. Se fosse amanhã, seria melhor. Simplesmente não senti os músculos do jeito certo", completou a trialeta.
A prova de triatlo aconteceu no Ontario Place West Channell. As atletas iniciaram a disputa com um percurso de 1,5km de natação. Na sequência, partiram para 40km de ciclismo. Pâmella Oliveira acompanhou o pelotão de elite nas duas primeiras etapas da competição, mas sucumbiu nos 10km de corrida.
Durante a competição, a brasileira chegou a liderar no ciclismo. Ela saiu em quarto lugar para a corrida, mas perdeu posições e não conseguiu manter o ritmo. Pâmella sofreu lesão no ombro em 2014 e não conseguiu repetir desempenho obtido no Pan-2011.
Na prova disputada em Guadalajara há quatro anos, a triatleta terminou na terceira colocação e garantiu bronze.