Gays lançam casa oficial no Pan e prometem "Jogos mais LGBT da história"

José Ricardo Leite

Do UOL, em Toronto (Canadá)

Preconceito não será problema para público gay que quiser acompanhar os Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto. A cidade, que é conhecida por ser receptivo destino para o público LGBT, tem até uma sede disponível para os que quiserem se juntar para acompanhar a competição.

O pavilhão foi feito por diferentes organizações gays que têm o ideal de fazer da edição canadense do Pan Jogos referência na integração homossexual. Eles têm o apoio da organização dos Jogos (que pela primeira vez apoia oficialmente a iniciativa) e até de um banco local, o CIBC.

"Serão os Jogos mais LGBT" da história diz o comunicado distribuído pelos organizadores. Para isso, criaram um espaço para encontro que foi lançado nesta quarta-feira e é chamado de PrideHouse, situado na Church Village, tradicional bairro LGBT da cidade canadense. Foi anunciada toda a programação de eventos durante os Jogos e mostradas as instalações.

A abertura oficial teve a presença de Erin McLeod, goleira da seleção canadense de futebol feminino que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ela namora a americana Ella Masar, companheira de time no Houston Dash, da liga americana. Também estiveram presentes chefes da organização, Kristyn Wong-Tam, membra do conselho municipal da cidade, e Drew Fagan, secretário dos dos Jogos Pan-Americanos.

"Estou orgulhosa de fazer parte de tudo isso. O esporte também é feito para integração. O Pride House batalhou muito nos últimos quatro anos para chegar até este momento", falou Erin McLeod.

"Toronto é uma cidade de mente aberta e esperamos que essa iniciativa ajude outras nações Os Jogos de Inverno de Sochi (Rússia, em 2014) foram um passo para atrás nessa integração (lá não foi permitida a Pride House). Agora temos uma estrutura melhor e atmosfera muito mais interessante, uma cultura de cabeça mais aberta", falou Fagan.

Estudo do conceituado site de viagens Lonely Planet aponta Toronto como o terceiro destino do mundo mais receptivo para o público GLBT, ficando somente atrás de Copenhague-DIN e da Nova Zelândia. A sede do Pan é famosa por seu bairro dedicado aos gays, que tem galerias de arte e vários centros culturais.

Caminhar pela região de Church Village é se deparar quase que a todo momento com as famosas imagens do arco-íris que simbolizam os movimentos LGBT. Elas estão presentes em todos os nomes das ruas nas esquinas e até ao lado do nome de famosas franquias de alimentação, como Starbucks Coffe, e até nos caixas eletrônicos. O casamento gay é liberado no Canadá, onde há proteção judicial contra qualquer preconceito que os homossexuais venham a ter.

O iniciativa do Pride House para grandes competições esportivas não é pioneira no Pan de 2015, já que tinha ocorrido quatro anos antes, também no Canadá, durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver. Depois, também em Londres-2012 e nos Jogos Europeus e Glasgow, em 2015, mas sem apoio oficial da organização. A adesão acima do esperado, segundo os organizadores, motivou que os planos fossem expandidos para eventos futuros. O Pride House Rio já se organiza para os Jogos de 2016.

UOL Cursos Online

Todos os cursos