Toronto tem falha de segurança e varredura em Parque Pan-Americano

Daniel Brito e Rodrigo Mattos

Do UOL, enviados a Toronto

  • Divulgação

Toronto registrou uma falha de segurança na noite desta segunda-feira no Parque Pan-Americano com a entrada de pessoas não autorizadas na instalação, o que levou a uma varredura no local. A informação foi confirmada pela polícia local. O incidente é uma consequência da maneira relaxada com que os organizadores estão tratando da questão com brechas nos perímetros das sedes de competições.

O que ocorreu é que o caminhão de uma empresa entrou dentro das cercas de instalações para cortar um caminho durante a noite de segunda-feira. Foi descoberto que estava em um local não autorizado. Depois disso, a polícia de Toronto o retirou e fez uma varredura nas instalações do Parque Pan-Americano.

"Não houve uma intenção criminal. Ele estava cortando um caminho", explicou o sargento Devin Kealy, que comanda a segurança dos Jogos. "Foi feita uma varredura posterior de segurança." Segundo ele, não houve incidentes em outras sedes.

Mas a reportagem do UOL constatou que há um relaxamento visível nas questões de segurança em Toronto. Foi possível ir até onde estão sendo colocadas as instalações provisórias do Parque Olímpico, perto do estádio de Rugby, passando por um segurança que abriu as grades sem nenhuma verificação de segurança. Só houve um pedido que repórteres deixassem após a entrada na área, e apenas porque não estavam com trajes de segurança de construção.

Na entrada do centro de imprensa, não há detectores de metais, nem revista das bolsas. É possível entrar com qualquer artefato ou produto não permitido sem que isso seja constatado. Há só uma verificação de credenciais.

Comparado com Olimpíadas, Copas e até com o Pan do Rio de Janeiro, o evento em Toronto é bem menos cuidadoso em relação à segurança. A polícia da cidade, no entanto, ressalta que tem feito varreduras constantes nos locais de competição.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos