QG do Brasil em Toronto tem até chefe canadense que faz farofa

Antoine Morel e Fábio Aleixo

Do UOL, em Toronto (Canadá)

Para dar mais privacidade, conforto e melhores condições de treinos a atletas brasileiros que participam dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) montou um quartel-general na Universidade de York que tem até um chefe que foi ao Brasil para fazer estágio e aprender pratos típicos da culinária nacional, como arroz, feijão e farofa.

O campus da universidade fica localizado a cerca de 20 quilômetros do centro de Toronto e para locar o espaço e montar toda sua estrutura, o COB investiu cerca de R$ 1,2 milhão.

O espaço já está sendo utilizado por atletas da luta olímpica feminina, judô, basquete feminino e tênis. Nos próximos dias, competidores do basquete masculino e atletismo chegarão ao local.

A maioria dos atletas irão para a Vila Pan-Americana dias antes de competirem. Outros passarão longe dela, como é o caso dos competidores do atletismo e tênis, uma vez que as arenas de competição são dentro da universidade.

No momento, são 65 os atletas hospedados no local. A lotação total se dará entre os dias 15 e 16, com a presença de 145 atletas. Eles estão divididos em apartamentos com cinco quartos individuais em cada um.

"Tem sido um período excelente. Eu já participei de outros Pans e outras competições grandes e sei que a Vila deslumbra. Então é bom ter este momento de concentração e treinos sem ter de se preocupar com muita coisa. Depois, vamos para a Vila e também curtiremos", afirmou Joice Silva, atleta da luta olímpica.

Um dos principais elogios de atletas e membros das comissões técnicas têm sido em relação à alimentação. E não à toa. O chef canadense Abdel Belkadi fez um estágio de uma semana no CT da Confederação Brasileira de Vôlei (CBF) em Saquarema. Lá aprendeu a cozinhar pratos típicos do Brasil, como arroz, feijão e farofa, uma iguaria que jamais havia visto em sua vida.

"Fui para lá e conhecia sabores e temperos diferentes. Aprendi como grelhar, que temperos colocar. Eu faço agora muito bem farofa, todos tipos de carnes e aves. Preparamos três refeições diárias para os atletas: café da manhã, almoço e janta. Todo o cardápio é preparado após conversa com a nutricionista", afirmou o chefe.

A nutricionista responsável por elaborar o cardápio é Renata Parra, que trabalha no time de ciência esportiva do COB.

"Elaborei um cardápio para atender as demandas nutricionais dos atletas e aqui, diferentemente da Vila, eles não tem tentações, como pizzas, hambúrgueres, batata frita, sorvete", afirmou a nutricionista.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos