EUA vão ao Pan com poucos olímpicos e nadadora veterana como grande estrela

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Mark Baker

    Multicampeã olímpica Natalie Coughlin é o principal nome dos EUA no Pan de Toronto

    Multicampeã olímpica Natalie Coughlin é o principal nome dos EUA no Pan de Toronto

Os Jogos Pan-Americanos de Toronto começam nesta terça-feira (07), e foi só hoje que o Comitê Olímpico Norte-Americano anunciou sua delegação para a disputa do campeonato. Como já era esperado, a equipe dos Estados Unidos levará um time B para o Pan, com apenas um sexto de seus atletas já tendo disputado Olimpíadas. No entanto, ainda assim se trata de um grupo de respeito.

Ao todo, a delegação americana conta com 633 atletas, sendo 331 homens e 302 mulheres, e deste total, 111 já estiveram em Jogos Olímpicos. Apenas 38 já conquistaram medalhas olímpicas e somente 20 foram campeões, entre eles a nadadora Natalie Coughlin, a grande estrela da equipe. Às vésperas de completar 33 anos, ela chega ao Pan longe de seu auge, mas turbinada por um histórico impressionante: já foi recordista mundial dos 100 m e dos 200 m costas, dos 100 m borboleta e dos 100 m medley  e tem na bagagem 12 medalhas olímpicas (três ouros) e 22 pódios mundiais entre piscinas curta e longa (10 ouros).

Coughlin não é o único nome importante neste time B de respeito que os EUA levarão a Toronto. A equipe conta ainda com astros como a também nadadora campeã olímpica Allison Schmitt, a atiradora multicampeã Kim Rhode (que subiu ao pódio nas últimas cinco edições de Jogos) e a saltadora Jennifer Suhr, campeã do salto com vara em Londres-2012 e uma das principais rivais da brasileira Fabiana Murer na disputa pelo ouro no Pan.

Por falar em brasileiros, a delegação americana conta ainda com um atleta nascido no Rio de Janeiro e naturalizado pelos Estados Unidos, Tony Azevedo, medalhista olímpico de polo aquático.

O time norte-americano disputará quase todas as modalidades do Pan de Toronto, ficando de fora apenas do futebol e do handebol, e buscará vaga olímpica em 10 esportes.

"A cada quatro anos, os Jogos Pan-Americanos permitem aos atletas dos Estados Unidos a rara oportunidade de representarem seu país em uma competição poliesportiva que não sejam os Jogos Olímpicos", afirmou Scott Blackmun, chefe do Comitê Olímpico Norte-Americano. "Alguns dos atletas mais premiados dos Estados Unidos em suas modalidades estarão competindo ao lado de outros americanos que vão representar o país pela primeira vez, e eu estou confiante que este grupo trará orgulho a nossa nação".

Os Estados Unidos enviam para Toronto a maior delegação de sua história em um Pan-Americano e esperam manter a hegemonia na competição. Líderes históricos de medalhas, com mais de 4000 mil pódios já conquistados, os norte-americanos só não ficaram à frente no quadro em duas das 16 edições de Pan já disputadas até hoje: a primeira, em 1951, realizada em Buenos Aires (os argentinos donos da casa foram os grandes campeões), e a de 1991, em Havana (quando os anfitriões cubanos venceram).

UOL Cursos Online

Todos os cursos