Delegação do Brasil no Pan diminui após mudança de critério e dopings

Fabio Aleixo

Do UOL, em Toronto (Canadá)

  • AFP

A delegação do Brasil para os Jogos Pan-americanos que começa no próximo dia 10, em Toronto, no Canadá, diminuiu. Em vez de 600 nomes, a lista de atletas brasileiros foi reduzida para 590 atletas.

Os principais motivos da diminuição foram dois casos de doping no remo e a mudança nos índices mínimos que devem ser alcançado como critério de classificação.

Na semana passada, as atletas Kissya Cataldo e Nayara Pena foram suspensas temporariamente pela Confederação Brasileira de Remo após serem flagradas em exame antidoping.

As outras oito baixas na delegação brasileira são do atletismo. O número final foi definido após a decisão da Associação Pan-americana de Atletismo, que alterou os índices mínimos para classificação de forma a reduzir a quantidade de atletas classificados para as competições de atletismo dos 41 países. Isso resultou em diminuição nas delegações, principalmente as mais numerosas. Dessa forma, a equipe de atletismo brasileira, que tinha inicialmente 88 atletas inscritos, será representada por 80 esportistas no Pan.

Dos 590 atletas que estão em Toronto, são 314 homens e 276 mulheres. Apesar da diminuição na equipe brasileira, a delegação no Pan de Toronto será a maior que já deixou o país, superando a que disputou os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, onde o Brasil esteve representado por 515 atletas.

A maior delegação brasileira em todas as edições de Jogos Pan-americanos foi a do Rio 2007, com 660 atletas.

Atletas que não alcançaram novo índice no atletismo para o Pan

Masculino
Gladson Alberto Silva Barbosa (SP) - 3.000 m com obstáculos
José Alessandro Bernardo Bagio (SC) - 20 km Marcha
Felipe Lorenzon (SP) - Lançamento do Disco
Nelson Henrique Gonçalves Fernandes (SP) - Arremesso do Peso

Feminino
Joziane da Silva Cardoso (RJ) - 10.000 m
Keely Christinne Pinho Rodrigues Medeiros (SP) - Arremesso do Peso
Mariana Grasielly Marcelino (SP) - Lançamento do Martelo
Carla Michel (SP) - Lançamento do Martelo

UOL Cursos Online

Todos os cursos