Com revelação machucada, Jade Barbosa herda vaga no Pan de Toronto

Do UOL, em São Paulo

Jade Barbosa, de 23 anos, está de volta à equipe brasileira de ginástica artística para uma grande competição. Nesta terça-feira, a confederação brasileira da modalidade anunciou a seleção que vai defender o país nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho. A veterana ganhou a vaga de Rebeca Andrade, que rompeu os ligamentos do joelho no fim de semana. Também foram convocadas Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa e Lorrane Oliveira. 

Medalhista de bronze no individual geral no Mundial de 2007, Jade ficou quase um ano fora da equipe nacional. Ela operou o joelho após o Brasileiro da modalidade, em agosto de 2014, e só voltou a competir pelo Brasil na semana passada, no Sul-Americano da Colômbia. Na oportunidade, ficou com o ouro por equipes e nas barras assimétricas.

Rebeca, uma das principais revelações da modalidade nos últimos anos, será operada e deve ficar seis meses longe das competições. O corte da atleta, de apenas 16 anos, abalou o time. "Qualquer uma que ficasse de fora neste momento faria falta, ainda mais a Rebeca, que tem tido resultados tão bons. Mas estou gostando muito do comportamento das meninas, que estão mostrando superação diante desse imprevisto. Temos que seguir em frente", afirmou a coordenadora da confederação, Georgette Vidor.

É claro que é um momento difícil, ainda mais por estarmos tão perto do Pan. Mas a equipe está superando muito bem. As meninas querem mostrar que podem conquistar bons resultados de qualquer forma. Estamos indo para Toronto com uma equipe muito forte. São as melhores ginastas do Brasil. Temos feito treinamentos diários intensos para estarmos preparadas Georgette Vidor, sobre o efeito da lesão de Rebeca Andrade nas ginastas, em reta final de preparação para o Pan

Em seu único Pan até hoje, em 2007, Jade conquistou um ouro (salto), uma prata (equipe) e um bronze (solo) em casa. Contundida, não foi ao Pan de Guadalajara-2011. 

Em Toronto, o Brasil tentará melhorar o desempenho em relação a 2011. No último Pan, as ginastas brasileiras conquistaram só duas medalhas de bronze, com Daniele Hypolito, no solo e na trave. O torneio em Toronto, também, é parte da preparação para o Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia, em outubro, classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A equipe masculina tinha sido anunciada na sexta-feira, com o campeão olímpico Arthur Zanetti, além de Arthur Nory Mariano, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos