Saltadores dublês em novela da Globo tentam vaga no Pan de Toronto

Daniel Brito

Do UOL, em Brasília

  • Daniel Brito/UOL

    Ian Matos (abaixo) e Luiz Outerelo disputam o Troféu Brasil neste final de semana, no DF

    Ian Matos (abaixo) e Luiz Outerelo disputam o Troféu Brasil neste final de semana, no DF

 Eles ocupam o horário mais caro da televisão brasileira, o de maior audiência e repercussão. Fazem o que mais gostam de fazer. O paraense Ian Matos, 26, e o carioca Luiz Outerelo, 23, são atletas dos saltos ornamentais, modalidade que praticam há mais de 10 anos, mas há três meses estão fazendo as vezes de galã de novela das 21h na Globo.

A dupla atua como dublê do ator Thiago Martins, 26, que faz o papel de Diogo, um atleta de saltos ornamentais na novela Babilônia, do escritor Gilberto Braga. Mas o principal objetivo destes dois saltadores é conseguir uma vaga no Pan de Toronto, em julho. A equipe será definida após o Troféu Brasil de saltos, que começa nesta quinta-feira, 28, em Brasília.

Ian Matos e Luiz Outerelo são especialistas nas provas de trampolim de 3 metros, enquanto que o Diogo da novela é uma jovem promessa da plataforma de 10 metros. Mas o ator Thiago Martins não é exatamente um atleta de saltos ornamentais. Por este motivo, o escolhido para fazer as cenas era o ex-saltador Cassius Duran, hoje funcionário do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e que ostenta no currículo três participações em Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-04 e Pequim-08), além de uma medalha de prata no Pan de Santo Domingo-03.

Mas Duran lesionou-se e a Globo se viu obrigada a escolher outros dois atletas para simular os saltos de Diogo na novela. Assim, Outerelo ficou como responsável pelas cenas lá no alto da plataforma de 10m, embora ele seja mais alto e mais corpulento que Thiago Martins. Já Matos tem um biotipo um pouco mais semelhante ao ator e, por isso, pode ser filmado em takes mais fechados, executando movimentos.

"O Thiago, coitado, morre de medo de ficar lá na ponta da plataforma de 10m. Ele ainda fez um treinamento de um mês antes de as filmagens começar. Mas é porque é difícil mesmo. Pelo menos de pé na água ele já pulou de lá de cima", relatou Outerelo. "Uma vez ele disse que tira o chapéu para nós, saltadores, porque era muito difícil. Mas ele já salta de cabeça no trampolim de 3m, eu já o vi fazendo uns movimentos mais simples também", completou Matos.

Nem sempre os atletas, que defendem o Fluminense fora da telinha, precisam representar o ator. "Gravei uma cena em que Thiago Martins fica em segundo lugar no campeonato e é convidado a treinar com o Marcos Pasquim, isso aconteceu logo no início da novela. A disputa ali era entre eu, o Thiago e o Hugo Parisi, que foi o campeão. Eu tive que perder, fiquei em terceiro, e o Thiago em segundo", contou, citado o brasiliense Hugo Parisi, atleta olímpico brasileiro da plataforma.

As gravações acontecem na piscina do clube social do Fluminense, no Rio, no período da manhã, quando não há atividades regulares na piscina e nas plataformas. Por isso, a novela não atrapalha os compromissos dos atletas com seus treinadores. Pelo dia de filmagem, cada um diz receber da Globo R$ 1.000. Para efeito de comparação, até o ano passado, Outerelo e Matos ganhavam R$ 925 por mês cada um da bolsa atleta na categoria nacional.

A diferença é que para receber o subsídio do governo, a dupla precisa ser precisa nos movimentos e atingir bons resultados nas competições que participar. Já para a novela, os objetivos são outros. "Às vezes o diretor pede para que a gente faça um salto errado, que a gente caia na água meio torto, para mostrar uma cena em que ele falha no salto", explicou o paraense Matos.

A edição das imagens também é motivo de controvérsia. "Outro dia os caras pegaram um salto meu e colaram em uma imagem do Ian já dentro da água. Acho que para o grande público não faz tanta diferença, só para a gente que entende dos movimentos", estranhou Outerelo.

Apesar de terem uma participação pequena na trama de Gilberto Braga, Luiz Outerelo e Ian Matos já desfrutam de uma certa notoriedade. "La no Pará todo mundo assiste novela. Um amigo me chamou no Whatsapp em um dia desses para dizer que me viu em Babilônia e mandou o video. Quando eu fui ver, era o Luiz fazendo o duble do Thiago Martins e não eu", diverte-se Matos, paraense do distrito de São Miguel do Pracuuba, na Ilha do Marajó.

Agora, os saltadores torcem por um final feliz de Diogo. "Último capítulo que vi, o Diogo [Thiago Martins] estava ficando com a vilã, Glória Pires. Tomara que não fiquem juntos e ele continue competindo", pediu Matos. "Eu ainda acho que ele vai competir até o final da novela, quando vai se tornar campeão olímpico", previu Outerelo.

Longe das câmeras da novela, a dupla espera também um desfecho triunfante para eles. "Formamos [Matos e Outerelo] uma dupla muito boa nos saltos sincronizados do trampolim de 3m, estamos batalhando e treinando muito para tentar disputar uma medalha nos Jogos do Rio-2016", disse Ian Matos. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos