UOL Pan 2011 Heróis brasileiros mostram toda sua força no Pan e garantem dez ouros e uma prata - 31/10/2011 - UOL Pan 2011
31/10/2011 - 07h00

Heróis brasileiros mostram toda sua força no Pan e garantem dez ouros e uma prata

Do UOL Esporte
Em Guadalajara (MEX)

Pouco antes do Pan de Guadalajara, o UOL Esporte apontou quais heróis brasileiros seriam os grandes destaques do país no México. E acertou. O seleto grupo de estrelas verde-amarelas conquistou nada menos que dez ouros e uma prata, provando mais uma vez sua relevância para o esporte nacional.

O grupo é formado pelas saltadoras Fabiana Murer e Maurren Maggi, o ginasta Diego Hypolito, o nadador Cesar Cielo, o jogador de vôlei Emanuel e o judoca Leandro Guilheiro. Com exceção da primeira, todos subiram ao menos uma vez no lugar mais alto do pódio no México.

LEIA TUDO SOBRE OS HERÓIS BRASILEIROS NO PAN DE GUADALAJARA

Cesar Cielo
Cielo começou o Pan com uma passagem pelo hospital. A princípio seria uma indisposição estomacal, depois o atleta desmentiu seu médico e disse que eram exames de rotina. Superado o susto, ele foi fazer sua parte na piscina.

Cesar Cielo foi soberano nos 100m e nos 50m livre. Nos revezamentos 4x100m livre e 4x100 medley também foi peça importante e ajudou a natação com quatro ouros, em um total de dez na competição.
Emanuel
O campeão olímpico e atual vencedor do circuito mundial fez exatamente o que dele se esperava. Deu sustentação à dupla com o jovem Alison, o Mamute, e garantiu o ouro para o Brasil no vôlei de praia.

Com uma campanha sem grandes sustos, participaram da campanha dourada do Brasil em Puerto Vallarta, cidade praiana perto de Guadalajara de onde saíram oito ouros. Para Emanuel, foi o segundo primeiro lugar na competição, depois da conquista em 2007, no Rio.
Maurren Maggi
A saltadora, medalhista olímpica, tinha estabelecido o Pan de Guadalajara como sua meta principal da temporada. A falha no Mundial, que a deixou sem medalha, abalou um pouco a confiança, mas nada que atrapalhasse muito.

Maurren ganhou fácil seu ouro “obrigatório”. Mais que isso, conseguiu a marca de 6,94m, a melhor de sua temporada, que a deixaria em primeiro lugar no Mundial de atletismo deste ano.
Diego Hypolito
Diego Hypolito foi uma das maiores estrelas do Pan. Tanto que foi escolhido pelo COB para ser o porta-bandeira do país na cerimônia de encerramento. Foram, ao todo, três ouros na ginástica artística.

O atleta do Flamengo foi decisivo no ouro do Brasil por equipes, com uma apresentação perfeita no solo, último aparelho. Depois repetiria os ouros do Pan-2007 no solo e no salto, terminando como o melhor ginasta da competição.
Leandro Guilheiro
Leandro Guilheiro comprovou sua constância. Duas vezes medalhista olímpico, o judoca chegou ao seu 16º pódio consecutivo no judô com um ouro na categoria até 81kg do Pan de Guadalajara.

A competição era especial para o atleta porque em 2007, no Rio de Janeiro, ele havia sido surpreendido e ficado com a prata. Desta vez, ele ajudou a seleção a quebrar o recorde do esporte em Pans.
Fabiana Murer
Um dos ouros mais certos do Pan não veio. Fabiana Murer, atual campeã mundial do salto com vara indoor e outdoor, foi a única heroína que não foi bem.

Murer errou muito, mostrou nervosismo e esteve ameaçada de ficar fora do pódio. No fim, ficou com a prata atrás da cubana Iarisley Silva, que marcou 4,75m contra 4,70m da brasileira.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros