UOL Pan 2011 Rubinho projeta "promoção" para jovens do time B, mas só depois de Londres-2012 - 30/10/2011 - UOL Pan 2011
Sem Bernardinho, seu auxiliar Rubinho foi o técnico da seleção masculina no Pan

Sem Bernardinho, seu auxiliar Rubinho foi o técnico da seleção masculina no Pan

30/10/2011 - 07h02

Rubinho projeta "promoção" para jovens do time B, mas só depois de Londres-2012

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)

O time B do Brasil fez sua parte no Pan. Ganhou todos os jogos, conquistou a medalha de ouro e saiu de Guadalajara com a missão cumprida. Para os mais jovens, o campeonato serviu também como teste para a seleção principal. A maioria foi aprovada e ganhará oportunidade, mas não num futuro próximo. O grupo para Londres-2012 está praticamente fechado. Quem quiser uma chance terá que esperar.

BRASIL CONQUISTA O BI NO VÔLEI

  • Luiz Pires/Vipcomm

    Um time B que vale por time A. Mesmo tendo apenas um titular do grupo principal, o Brasil conquistou o Pan de Guadalajara com autoridade. E a final foi a grande prova disso. Diante da tradicional equipe de Cuba, os brasileiros não tomaram conhecimento de quem estava do outro lado, venceram por 3 sets a 1, parciais de 25-11, 24-26, 25-18 e 25-19 e garantiram a 47ª medalha de ouro para o país.

“A seleção principal já tem 16, 18 jogadores e as Olimpíadas já estão muito próximas, então não teremos grandes mudanças no grupo. Os jovens que estão aqui fazem parte de um projeto mais para o futuro, já que depois das Olimpíadas de 2012 com certeza haverá mudanças na principal”, projetou Rubinho, auxiliar de Bernardinho e treinador do time B no Pan.

Entre os jovens, o oposto Wallace e o central Éder foram os principais destaques da equipe em Guadalajara. Estão na lista de espera que irá durar pelo menos nove meses, intervalo até Londres-2012.

A dupla já figurou algumas vezes na lista de Bernardinho, mas nunca com frequência. Aos 24 anos, ele espera que o bom desempenho no Pan finalmente sirva para encaixá-lo definitivamente no grupo principal.

“Agora já mostrei que não sou mais tão moleque. Pude mostrar aqui que já tenho uma boa experiência”, argumentou Wallace, oposto do Cruzeiro.

E Bernardinho, mesmo à distância, acompanhou em detalhes a campanha do Brasil no Pan. Filho do treinador, o levantador Bruninho conversou com o pai antes da final diante de Cuba e ouviu elogios ao jovem grupo.

“Falei com ele esses dias pelo rádio e ele disse que estava muito feliz principalmente com a dedicação da equipe. Esse foi um time que se dedicou e brigou muito”, comentou Bruninho, único jogador que atualmente é titular do principal e disputou o Pan.

Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo quinto dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros