UOL Pan 2011 Ex-catador de lixo Solonei ganha a maratona e garante último ouro para o Brasil - 30/10/2011 - UOL Pan 2011
Brasileiro Solonei da Silva vence a maratona dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Brasileiro Solonei da Silva vence a maratona dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

30/10/2011 - 14h46

Ex-catador de lixo Solonei ganha a maratona e garante último ouro para o Brasil

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (México)

Coube ao ex-catador de lixo Solonei Rocha a honra de fechar o quadro de medalhas do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Neste domingo, o paulista de Penápolis venceu a maratona com folga e garantiu o 48º ouro do país, que não disputa mais medalhas na competição. O tempo do atleta foi de 2h16min37s.

"Quero mandar um recado para a coleta do Brasil. Vocês são de ouro. Hoje vocês ganharam comigo. Estamos juntos", disse Solonei, que tem 29 anos, começou a treinar profissionalmente há dois e antes disso trabalhava na coleta de lixo de sua cidade natal. 

Brasileiros no décimo sexto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo sexto dia do Pan de Guadalajara

Solonei, dono do melhor tempo de entrada na prova e favorito para o primeiro lugar, não teve trabalho para conquistar a medalha nas ruas de Guadalajara. O brasileiro se manteve no pelotão de frente até cerca de 10km de prova, quando o outro brasileiro, Jean da Silva, liderava sem se destacar e acabou terminando a prova na nona colocação.

A partir do primeiro quarto da prova, no entanto, Solonei disparou. O brasileiro impôs um ritmo forte mesmo debaixo de um forte sol e não foi incomodado pelos rivais. Os colombianos Diego Alberto Colorado e Juan Cardona fecharam o pódio de uma das últimas provas do Pan de Guadalajara.

Agora, o Brasil só disputa a competição de rúgbi. Como perdeu para o Uruguai por 7 a 0 no primeiro jogo deste domingo, o time verde-amarelo não tem mais chances de medalha e vai brigar para ver quem fica entre o quinto e o oitavo lugar.

Com isso, Solonei é oficialmente o último medalhista de ouro do Brasil no Pan. A vitória coroa um bom trabalho do atletismo brasileiro no México. Foram dez ouros na competição, com seis pratas e sete bronzes. No Pan de 2007, no Rio de Janeiro, tinham sido nove ouros, cinco pratas e nove bronzes, pior que o desempenho atual, portanto.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros