UOL Pan 2011 Leal, venezuelano da esgrima é fiel ao sobrenome e ganha prêmio por fair play - 29/10/2011 - UOL Pan 2011
Antonio Leal (dir.) é atingido por Felipe Alvear na semifinal de florete individual no Pan

Antonio Leal (dir.) é atingido por Felipe Alvear na semifinal de florete individual no Pan

29/10/2011 - 10h04

Leal, venezuelano da esgrima é fiel ao sobrenome e ganha prêmio por fair play

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O esgrimista de florete Antonio Leal foi fiel ao sobrenome durante a semifinal dos Jogos Pan-Americanos 2011. Na terça-feira, o venezuelano confirmou ter sido atingido pelo rival chileno Felipe Alvear em movimento ignorado pelo árbitro. Esse toque foi decisivo para a classificação do adversário para a disputa da medalha de ouro. Pelo gesto, o atleta receberá um prêmio do Comitê de Fair Play.

Brasileiros no décimo quarto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo quarto dia do Pan de Guadalajara

A atitude respeita o Juramento Olímpico e garantiu outro prêmio para o atleta da Venezuela, que ficou com o bronze. Na semifinal de florete individual, o combate equilibrado terminou com 14 toques para cada atleta. No entanto, Leal aceitou ter sido atingido por Alvear em um lance que o juiz não considerou como ponto. Com isso, a passagem para a próxima etapa ficou com o chileno.

Leal disse ter ficado surpreso por receber o prêmio por sua honestidade em Guadalajara. O venezuelano, porém, afirma que a esgrima é um esporte de cavalheiros, em que a honestidade deve predominar.

“Fiquei surpreendido por esse prêmio, não esperava. Foi um toque em que o árbitro considerou duvidoso. Eu senti que fui tocado e disse isso, porque não gosta de trapaças. Este é um esporte para cavalheiros, e no combate sou muito honesto”, comentou Leal.

O esgrimista disse que perder a vaga para a final não foi ruim, em comparação a possibilidade de perder seus valores e integridade como pessoa. “É a primeira vez que recebo um prêmio como esse e estou muito orgulhoso e agradecido com o Comitê de Fair Play. Preferiria ter ganhado uma medalha de ouro, mas estou feliz com meu bronze e o reconhecimento pelo Fair Play”, finalizou.

Na disputa pelo ouro, Felipe Alvear foi derrotado com facilidade pelo norte-americano Alexander Massialas: 15 a 5.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros