UOL Pan 2011 Brasil B encara "peso total" de Cuba na final do vôlei no Pan - 29/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/29/brasil-b-encara-peso-total-de-cuba-na-final-do-volei-no-pan.htm
  • Brasil B encara "peso total" de Cuba na final do vôlei no Pan
  • 18/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
O central Gustavo é um dos poucos jogadores experientes da seleção no Pan

O central Gustavo é um dos poucos jogadores experientes da seleção no Pan

29/10/2011 - 07h00

Brasil B encara "peso total" de Cuba na final do vôlei no Pan

Mauricio Stycer
Em Guadalajara (México)

Sem os seus principais jogadores, o Brasil enfrenta neste sábado às 23h (de Brasília), na final do torneio de vôlei do Pan, um de seus principais rivais, que veio a Guadalajara com força máxima. “Cuba é peso total”, disse o técnico Rubinho depois da vitória sobre a Argentina, que levou a seleção à final.


Mesmo com um time B, o Brasil não enfrentou maiores dificuldades em Guadalajara. Na primeira fase passou por Canadá (3 a 0), Costa Rica (3 a 0) e Estados Unidos (3 a 1). A vitória sobre os argentinos, também por 3 a 1, acendeu um alerta.

Além de perder o primeiro set, o Brasil vencia o segundo por 19 a 11 e deixou os rivais empatarem.  “Um apagão como esse não pode acontecer numa final”, disse o levantador Bruno.

Na visão de Bruno, o apagão foi causado por uma certa “acomodação”.  Já o central Gustavo viu um pouco de “afobação”.  “Acho que é vontade demais”, disse. O técnico Rubinho concorda: “O time está focado, está querendo. Não está desligado.”

Gustavo classifica a decisão contra Cuba como “um jogo de igual para igual”. Bruninho acrescenta: “É um time muito forte, que a gente está acostumado a jogar. A gente está preparado”, disse.

O Brasil não trouxe as suas principais estrelas para Guadalajara porque julgou que o torneio poderia atrapalhar a preparação para a Copa do Mundo, competição que será realizada em novembro no Japão e que dá três vagas na Olimpíada de Londres, em 2012.

Brasileiros no décimo quarto dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo quarto dia do Pan de Guadalajara

A opção de vir com uma equipe jovem, com jogadores ainda não testados em situação de tanta pressão, deu certo. “A experiência que eles tiveram hoje (quinta-feira), de sair perdendo um jogo difícil, só é possível jogando”, disse Rubinho sobre Éder, Lipe, Thiago, Wallace, Mario e Renato, que atuaram mais tempo.

RUBINHO, TÉCNICO DA SELEÇÃO DE VÔLEI NO PAN, CONFIA NO OURO

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros