UOL Pan 2011 Após superar dramas pessoais, fundista quase perde o bronze por "mandar beijinhos" - 28/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/28/fundista-supera-fome-e-problemas-com-alcool-mas-quase-vacila-mandando-beijinhos.htm
  • Após superar dramas pessoais, fundista quase perde o bronze por "mandar beijinhos"
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
28/10/2011 - 07h07

Após superar dramas pessoais, fundista quase perde o bronze por "mandar beijinhos"

Alexandre Sinato e Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)
  • Giovani dos Santos se emociona durante a premiação e chora

    Giovani dos Santos se emociona durante a premiação e chora

Giovani dos Santos conquistou o bronze nos 10.000 m do Pan de Guadalajara e se emocionou muito no pódio. Ao ouvir o hino nacional – tocado pela vitória do compatriota Marílson dos Santos –, o brasileiro relembrou o período em que passou fome e teve problemas com bebidas alcóolicas. Mas o momento de reflexão e alegria quase não aconteceu. O mineiro de Natércia vacilou no final da prova ao mandar beijinhos e quase deixou o terceiro lugar escapar.

Nos últimos metros, Giovani dos Santos já festejava o bronze quando viu o norte-americano James Maynard Strang se aproximar. “Foi por pouco né? Eu dei uma vacilada ali. Achei que os americanos estavam um pouquinho longe. Quando joguei beijinho para o público, eles estavam colados em mim”, contou o brasileiro.

Refeito do susto de quase perder o terceiro posto em sua estreia em Pan-Americanos, Giovani dos Santos foi receber sua medalha de bronze. Durante a permanência no pódio, ele agachou e cobriu o rosto. Naquele momento relembrou a fase mais difícil que passou. “Foi muita emoção mesmo. Pensei em todas as dificuldades que passei para estar aqui. Enfrentei várias barreiras. Tive problema com bebida alcóolica e só arrumei um treinador em 2009. Agora, superei. Tudo o que eu faço é pensando na minha esposa e na minha filha”, disse.

Giovani dos Santos teve problemas com álcool de 2004 a 2009, mas negou dependência química. “Eu bebia de final de semana, ultrapassava o limite e dava problema. Eu queria brigar, saia de mim. Fazia coisas que não via. Mas superei quando comecei a me dedicar 100% ao atletismo”, contou. No mesmo período, ele chegou a passar fome.

Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara

“Não tenho vergonha nenhuma de falar que já passei fome. Ao contrário. Quero servir de exemplo. Eu falava que ia vencer e as pessoas não acreditavam muito”, relembrou. O atletismo teve boa participação na volta por cima do fundista. Giovani dos Santos participou de uma prova de 10.000 m em Praia Grande (SP) e terminou na 15ª colocação. “Ganhei R$ 600 e sai sorrindo demais. Com esse dinheiro consegui pagar umas dívidas que eu tinha”.

Em 2009, Giovani dos Santos começou a treinar com o técnico Henrique Dias Viana e iniciou a carreira profissional no atletismo. No ano seguinte, já obteve os primeiros resultados. Foi terceiro colocado na São Silvestre de 2010 e foi vice-campeão da Meia-Maratona do Rio de Janeiro neste ano. Agora, faturou o bronze no Pan de Guadalajara. Junto com a medalha, o mineiro ganhou o mascote azul (Gavo) e pretende guardá-lo como recordação do auge de sua carreira. Para a filha Gyovana, de 7 anos, ele comprou os três bichinhos de pelúcia símbolos dos Jogos.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros