UOL Pan 2011 Com confusão no fim, Brasil sofre apagão e perde para EUA da segunda divisão no Pan - 28/10/2011 - UOL Pan 2011
Vitor Benite tenta jogada ofensiva contra marcação de jogador dos Estados Unidos

Vitor Benite tenta jogada ofensiva contra marcação de jogador dos Estados Unidos

28/10/2011 - 01h00

Com confusão no fim, Brasil sofre apagão e perde para EUA da segunda divisão no Pan

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

O jogo parecia definido. No meio do segundo período, o Brasil tinha 14 pontos de vantagem e dominava a seleção dos EUA. Mas o time sofreu um apagão no quarto período, ficou cinco minutos sem marcar pontos e os jogadores da segunda divisão da NBA venceram por 88 a 77, somaram a segunda vitória no Pan e se classificaram para as semifinais.

HETTSHEIMER DESAFIA O SONO E SPLITTER COMENTA BRASIL X ESTADOS UNIDOS

  • AP Photo/Martin Mejia

    O Brasil teve uma plateia de respeito nesta quinta-feira. Enquanto o time de Rubén Magnano enfrentava a seleção dos EUA, representado por jogadores da segunda divisão da NBA, os pivôs Tiago Splitter e Rafael Hettsheimer, que conquistaram com a seleção nacional a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, estavam ligados na partida.

Com o resultado, o time brasileiro terá de vencer seu último confronto, na sexta-feira, contra a República Dominicana, para se classificar. Os dois times tem uma vitória na competição.

Se o Brasil trouxe para o Pan um time muito diferente do que conquistou a vaga olímpica em Mar del Plata, os EUA chegaram a Guadalajara com um time de segunda divisão. A equipe é formada por atletas da NBADL, a liga de desenvolvimento da NBA, que usa jogadores rejeitados pelas franquias principais e atletas que precisam de rodagem. Nenhum dos que veio ao Pan, porém, tem contrato com times da NBA.

A equipe de Rubén Magnano é formada pela base de veteranos que jogam no Brasil e foram ao Pré-Olímpico. Estão lá Guilherme Giovanonni, Marcelinho Machado e Nezinho, além do novato Benite. A maioria dos times, porém, é formada por novatos e atletas que ainda não tinham tido chance, como o pivô Guilherme Hubner e o ala Lucas Cipolini.

Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara

Em quadra, o time se mostrou organizado até o terceiro quarto, quando virou ainda vencendo por cinco pontos. A partir do quarto período, todo o plano de jogo de Rubén Magnano se perdeu. Os arremessos passaram a não cair e os EUA aproveitaram. Foram 14 pontos seguidos para os norte-americanos até que o Brasil fizesse uma cesta. Com atuação desastrosa para fechar o jogo, o time perdeu por 88 a 77  No fim, a um minuto do fim do confronto, uma pequena confusão, envolvendo Marcelinho Machado, quase elevou a temperatura da partida, que estava praticamente definida já.  Porém, alguns jogadores das duas equipes separaram e não deixaram a confusão aumentar.

" A gente teve muito chute livre, fácil, mas a bola não queria cair. Então, o que teríamos que fazer? Defender. Mas não foi o que a gente fez", lamentou o técnico Rubén Magnano, após a derrota.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros