UOL Pan 2011 Tablet quebra e técnico geek do vôlei masculino se vira com rádio e prancheta - 27/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/27/tablet-quebra-e-tecnico-geek-do-volei-masculino-se-vira-com-radio-e-prancheta.htm
  • Tablet quebra e técnico geek do vôlei masculino se vira com rádio e prancheta
  • 19/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Rubinho com seu iPad antes da bolada: técnico usa tablet durante as partidas

Rubinho com seu iPad antes da bolada: técnico usa tablet durante as partidas

27/10/2011 - 10h00

Tablet quebra e técnico geek do vôlei masculino se vira com rádio e prancheta

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

Em sua primeira grande tarefa como técnico, Rubinho, que está comandando a seleção masculina de vôlei do Brasil, está mostrando seu lado geek. Na última partida da primeira fase, porém, o treinador brasileiro teve de deixar de lado seu iPad e se virar com rádio e prancheta. O culpado? Uma bolada durante o aquecimento.

Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara

“O iPad quebrou antes do jogo começar. Até deixamos ele protegido, mas acabaram acertando mesmo assim, durante o aquecimento de rede. Não sabemos quem foi [o autor da bolada]”, diz Rubinho, sem conseguir conter o sorriso. “Sentimos falta, mas nosso sistema de comunicação tem alternativas que andam em paralelo. Temos duas máquinas no banco, o iPad e a comunicação com rádio. Se um deles falha, os outros suprem o problema”, completa.

Bruninho comemora com Wallace, mas preste atenção à mão do treinador: após a bolada que o iPad recebeu, ele trabalhou durante toda a partida com a velha e tradicional prancheta

Amante dos números e das traquitanas tecnológicas, Rubinho sempre carrega, durante a partida, um tablet onde checa as informações colhidas pela equipe de estatística do vôlei nacional. Na estreia do Brasil, por exemplo, ele usou o iPad nos dois primeiros sets e a velha prancheta, no último.

Para a próxima partida, semifinal contra o vencedor de Argentina x EUA, na sexta-feira, porém, um novo tablet estará nas mãos do treinador. “Já estamos providenciando um novo”, admitiu o treinador.

BRASIL VENCE EUA, MAS REGRA BIZARRA CHAMA ATENÇÃO

O Brasil venceu os EUA nesta quarta-feira por 3 sets a 1 (18-25, 25-17, 25-14 e 25-18), mas o que aconteceu depois do segundo set, pelo menos para os brasileiros, não importou muito. Graças à inusitada regra de pontuação dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o time do técnico Rubinho só precisava vencer uma das parciais para garantir a vaga direta nas semifinais, reservada para os campeões de cada um dos grupos. Guadalajara-2011 inovou na pontuação e escalonou a pontuação de cada vitória. Um 3 a 0 rende 5 pontos ao vencedor e nenhum ao perdedor. Já um placar de 3 a 1 dá quatro pontos ao vencedor e um para o perdedor. E no 3 a 2, cada time leva em pontos o número de sets que ganhou.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros