UOL Pan 2011 Petrix Barbosa sofre com nome exótico e diz que virou Asterix e Tetris na infância - 27/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/27/petrix-barbosa-sofre-com-nome-exotico-e-diz-que-virou-asterix-e-tetris-na-infancia.htm
  • Petrix Barbosa sofre com nome exótico e diz que virou Asterix e Tetris na infância
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
27/10/2011 - 12h00

Petrix Barbosa sofre com nome exótico e diz que virou Asterix e Tetris na infância

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)

Petrix Barbosa ganhou o ouro por equipes na ginástica artística, mas a primeira pergunta que ouviu após garantir a medalha foi: “como se pronuncia Petrix?”. O nome exótico, que recebeu à revelia da mãe, já deu trabalho ao atleta, que hoje lida bem com as brincadeiras. Na infância, porém, virou piada para o irmão e os colegas de escola, que já lhe chamaram de Asterix e até de Tetris.

“Eu nem imagino no que meu pai estava pensando quando me deu esse nome. A lenda na família é que tinha um amigo dele muito próximo que havia falecido e se chamava Petrix, então ele resolveu fazer essa homenagem. Eu não sei direito. Só sei que a minha mãe ficou dois dias chorando quando soube que ele tinha me dado esse nome”, conta Petrix Estevam, que a princípio teria só o segundo nome.

A brincadeira começa em casa. O ginasta diz que sempre ouviu do irmão um “conselho”. “Ele me dizia que com 18 anos eu tinha de mudar meu nome, porque do jeito que estava não dava para ficar”, disse o paulista que hoje mora no Rio de Janeiro e treina no Flamengo.

Na escola, os apelidos variavam. Entre outras coisas, ele virou Asterix, personagem de desenho animado, e Tetris, famoso jogo de encaixar pecinhas dos videogames, entre outros. Hoje, virou P-X para os mais próximos.

Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara

“Os meus amigos só me chamam assim. Quem colocou esse apelido foi o Cauê, um menino que começou comigo e com o Sasaki [Sergio, também membro da seleção de ginástica]. Aí ficou até hoje”, disse Petrix Barbosa. 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros