UOL Pan 2011 Sasaki sente lesão e abandona briga por medalha no individual geral da ginástica - 26/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/26/sasaki-sente-lesao-e-abandona-briga-por-medalha-no-individual-geral-da-ginastica.htm
  • Sasaki sente lesão e abandona briga por medalha no individual geral da ginástica
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Sergio Sasaki sentiu lesão no tornozelo direito durante a final do individual geral

Sergio Sasaki sentiu lesão no tornozelo direito durante a final do individual geral

26/10/2011 - 21h28

Sasaki sente lesão e abandona briga por medalha no individual geral da ginástica

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)

Sergio Sasaki, que passou para a final individual geral da ginástica artística em primeiro lugar, está fora da disputa por medalhas. O ginasta sentiu uma lesão no pé direito e abandonou a disputa para não correr o risco de comprometer sua participação no evento-teste do início do próximo ano, que pode garantir sua ida às Olimpíadas de Londres. Petrix Barbosa, outro brasileiro na disputa, terminou no 15º lugar.

A dor já estava incomodando Sergio Sasaki desde antes do Mundial de Tóquio, disputado no início do mês. O ginasta se recuperava de uma fratura no pé e entrou na competição por equipes, na qual o Brasil ganhou medalha de ouro, mas não aguentou repetir o esforço de competir em todos os aparelhos nesta quarta-feira.

Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara

O problema, segundo Leonardo Finco, chefe de missão da ginástica artística do Brasil, é diferente daquele sentido por Sasaki anteriormente. "Aquele já estava cicatrizado, mas provavelmente ele está protegendo o pé e por isso criou um novo problema", disse o dirigente, acrescentando que Sasaki deve ser avaliado na Vila dos Atletas. 

A princípio, ele competiria também nas finais individuais por aparelho, mas ele não deve competir para evitar o agravamento da lesão. 

Na disputa por equipes, Sasaki competiu muito bem e terminou o dia como o melhor ginasta na soma de todas as notas, chegando à final geral na condição de favorito. Nesta quarta, no entanto, mostrou desde o início que a história seria diferente.

Seu primeiro aparelho foi o cavalo com alças e ele tirou um 13,800, 800 pontos a menos do que havia conseguido na última terça. Nas argolas ele até manteve sua média, com 13,800, mas mostrou cansaço e teve uma pequena falha na saída do aparelho.

Só que a lesão ficou evidente no salto. Na hora em que mais precisou forçar o pé e sua lesão, ele decidiu se retirar da disputa. Logo no aquecimento, ele sentiu a dor mais forte e avisou a comissão técnica que não conseguiria prosseguir, decretando o fim da sua participação na disputa.

A condição médica de Sergio Sasaki era considerada delicada desde o início do Pan. O ginasta mais completo do time brasileiro já tinha decidido, por exemplo, que não iria para a final do salto, justamente para se poupar para o evento-teste do início do ano que vem.

Diego Hypolito e Arthur Zanetti, medalhistas no Mundial de Tóquio, já estão garantidos individualmente em Londres. O time como um todo, porém, precisa estar entre os quatro melhores de uma competição com oito países. Para isso, Sasaki é considerado fundamental. 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros