UOL Pan 2011 Peruana bate cabeça na barra e dá susto na ginástica; Brasil fica fora do pódio - 26/10/2011 - UOL Pan 2011
Peruana Sandra Mary Collantes deixou ginásio de maca após bater a cabeça na barra

Peruana Sandra Mary Collantes deixou ginásio de maca após bater a cabeça na barra

26/10/2011 - 16h53

Peruana bate cabeça na barra e dá susto na ginástica; Brasil fica fora do pódio

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)*

A peruana Sandra Collantes deu um susto em todas que acompanhavam, nesta quarta, a final feminina da competição individual geral da ginástica artística. Em sua apresentação nas barras assimétricas, ela errou um movimento, bateu a nuca e teve de ser levada de maca e imobilizada para um hospital. Esperança de medalhas do Brasil, Daniele Hypolito decepcionou e ficou fora do pódio.

A ginasta do Flamengo era uma das duas brasileiras na briga, mas fez apresentações apenas razoáveis em todos os aparelhos, chegou a cair na trave e nem se aproximou de um dos três primeiros lugares, na sétima posição. Já Adrian Nunes foi apenas a 12ª colocada. O ouro ficou com a norte-americana Bridgette Caquatto, seguida pela guatemalteca Ana Sofia Gomes e pela canadense Kristina Vaculik.

"A minha apresentação foi melhor que a primeira, na disputa por equipes. Não estou satisfeita porque eu errei. Só que se você somar esse 1,2 ponto da minha queda na trave vai ver que eu teria chegado no bronze", explicou Daniele. 

Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara

Bruna Leal, a outra brasileira que disputaria a medalha no individual geral, sentiu uma lesão no pé direito e foi poupada da competição. Em janeiro, a equipe toda terá sua última chance de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, em um evento-teste em Londres.

Também por isso, Daiane dos Santos, Priscila Cobello e a própria Bruna Leal devem deixar o México na noite desta quarta rumo ao Brasil. Com isso, Daniele Hypolito assume o lugar de Priscila Cobello na final das traves.

Só que o assunto do dia foi mesmo a lesão de Sandra Collantes. Segundo a organização do Pan de Guadalajara ela não corre riscos de uma lesão grave. A ginasta de 17 anos fazia sua segunda apresentação na final individual.

No fim de sua série, ela calculou mal a distância e acertou a nuca na barra mais alta, caindo de forma estranha no chão. Em poucos minutos, ela foi imobilizada e removida para um hospital. A atleta estava consciente e mexia as pernas.  

Collantes foi levada ao hospital Real San José, o mesmo que atendeu a brasileira Jaqueline quando ela sofreu uma pancada na cabeça na estreia do vôlei do país no Pan. Segundo a organização do Pan, a peruana machucou o pescoço, as costas e as pernas, mas após um exame superficial já foram descartadas lesões mais sérias.

No hospital, ela deve ser submetida a uma tomografia para que se certifiquem que não há nenhuma lesão interna.

* Atualizada às 17h45

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros