UOL Pan 2011 Luciano Corrêa e Rafael Silva estão na final do judô do Pan; Suelen luta pelo bronze - 26/10/2011 - UOL Pan 2011
Luciano Correa vence o portorriquenho Carlos Santiago em sua primeira luta pelo Pan

Luciano Correa vence o portorriquenho Carlos Santiago em sua primeira luta pelo Pan

26/10/2011 - 14h11

Luciano Corrêa e Rafael Silva estão na final do judô do Pan; Suelen luta pelo bronze

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

O Brasil começou bem as disputas do judô nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. No primeiro dia da modalidade, os três brasileiros que subiram ao tatame vão lutar por medalhas, dois deles de ouro. Luciano Corrêa (100 kg) e Rafael Silva (+100 kg) estão na final e Maria Suelen Althemann (+ 78 kg) vai lutar pelo bronze. As finais começam às 20h (de Brasília). 

NAMORADA DE LUCIANO CORREA, JOANNA MARANHÃO SE DESCONTROLA NO TWITTER

  • Reprodução

    A nadadora brasileira Joanna Maranhão já encerrou sua participação no Pan, mas ela continua ligada no que acontece na competição por um simples motivo: seu namorado, o judoca Luciano Corrêa, iniciou a sua participação na competição.

A estreia da modalidade mostrou também a força das duas potências da modalidade nas Américas. Brasil e Cuba farão duas finais, ambas no masculino, e os cubanos ainda emplacaram a finalista no feminino, Idalys Ortiz.

Rafael Silva foi o  primeiro brasileiro a garantir medalha. Em apenas dois combates, ele avançou à final da categoria acima de 100 kg ao vencer o mexicano Ramon Flores. Ele já tinha passado pelo norte-americano James Turner, nas quartas. As duas vitórias foram por punições. Na final, o adversário será o cubano Oscar Brayson, bronze nas Olimpíadas de 2008 e vice-campeão mundial em 2009.

Logo depois foi a vez do campeão mundial em 2007,  Luciano Correa, na categoria até 100 kg. Ele teve de fazer três lutas para chegar à decisão, mas está na final, contra o também cubano Oreydis Despaigne, duas vezes medalhista no Mundial, mas que venceu o brasileiro nas três lutas entre os dois. Na semi, ele venceu o mexicano Sergio Garcia por ippon, após sair perdendo por punições. Ele também venceu, em sua primeira luta, o porto-riquenho Carlos Santiago por quatro punições e, em sua segunda, o norte-americano Kyle Vashkulat, que engrossou o combate, mas também levou o ippon.

Maria Suelen Altheman, da categoria acima de 78 kg, é a única brasileira que perdeu uma luta até agora. Ela foi imobilizada pela porto-riquenha Melissa Mojica na semifinal, e deixou o tatame sangrando muito. Ela teve de ser atendida pelos médicos da delegação brasileira ao sair da área de luta. Antes, tinha vencido a experiente venezuelana Giovanna Blanco, por um yuko. Agora, ela vai tentar lutar pelo bronze na repescagem, contra Molly O'Rourke.

Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo segundo dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros