UOL Pan 2011 Herdeira do samba sonha ser passista, mas ouve hip hop antes do ouro nos 100 m - 26/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/26/herdeira-do-samba-sonha-ser-passista-mas-ouve-hip-hop-antes-do-ouro-nos-100-m.htm
  • Herdeira do samba sonha ser passista, mas ouve hip hop antes do ouro nos 100 m
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Com unhas pintadas e maquiada, Rosângela Santos posa para foto com ouro dos 100 m

Com unhas pintadas e maquiada, Rosângela Santos posa para foto com ouro dos 100 m

26/10/2011 - 07h07

Herdeira do samba sonha ser passista, mas ouve hip hop antes do ouro nos 100 m

Alexandre Sinato e Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)

Rosângela Santos é neta de um dos fundadores da Mocidade Independente de Padre Miguel. Herdeira de Orozimbo de Oliveira, a bela velocista já desfilou em alas temáticas e carro alegórico no Carnaval do Rio de Janeiro. Mas sonha mesmo com o status de passista. A raiz no samba é forte, mas antes de correr os 100 m rasos, a vaidosa atleta prefere o hip hop. O ouro no Pan de Guadalajara, por exemplo, teve Beyoncé e Jay-Z como trilha sonora. E uma hora de cuidados com a beleza com direito a maquiagem e tratamento para o cabelo.

CAMPEÃ ABDICA DE FÉRIAS E REVELA APOIO DE MAURREN

Rosângela Santos estava cansada após seguidas competições que começaram em março e atingiram o auge no Mundial de Daegu, em agosto. A velocista cogitou abdicar do Pan de Guadalajara para tirar férias. Mas conversas com o técnico Paulo Servo a fizeram mudar de ideia. "Ele me disse que eu ia ser muito feliz aqui", contou.

Outro conselho preciso veio da campeã olímpica Maurren Maggi. "Falei que não esperava muita coisa do Pan. E ela me disse que, quando a gente menos espera, é que chegam os melhores resultados", revelou.

Vice-campeã mundial de menores e campeã do Troféu Brasil com apenas 17 anos, a brasileira passou por período difícil após a Olimpíada de Pequim-2008. Ficou quase dois anos parada por lesões e pensou em desistir do atletismo. A volta por cima ocorreu este ano.

Nascida em Washington (Estados Unidos), Rosângela Santos foi morar no Brasil com apenas um ano para curar uma pneumonia. Cresceu nas ruas de Padre Miguel, comunidade onde o avô Orozimbo de Oliveira ajudou a fundar a escola de samba Mocidade. “Eu já desfilei bastante em Carnaval em carros e alas. Mas meu sonho mesmo é ser passista. Só que minha tia não deixa, por causa das roupas”, contou a campeã pan-americana nos 100 m rasos.

Por enquanto não é apenas a restrição da tia Maria das Graças que afasta Rosângela Santos dos ensaios da Mocidade. A rotina de treinos normalmente atrapalha qualquer plano de desfilar na Sapucaí. “Passei vários Carnavais treinando”. O samba está meio de lado no momento. Enquanto a velocista prioriza sua carreira nas pistas, o som que embala as passadas da atleta em competições é outro.

“Hip hop e até funk. Se for música calma, eu durmo. Preciso estar animada. Antes da prova não consegui dormir nem comer. Tudo estava me atrapalhando”, revelou Rosângela Santos. Os minutos que antecederam a disputa dos 100 m rasos em Guadalajara tiveram Beyoncé e Jay-Z nos fones de ouvido. No embalo do repertório internacional, a brasileira nascida nos EUA levou o ouro, cravou o melhor tempo pessoal (11s22) e obteve a 999ª medalha do Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos. E saiu bem na foto.

Rosângela Santos é vaidosa e dedica parte de seu tempo ao cuidado com a beleza. A velocista de 20 anos faturou o ouro nos 100 m rasos com unhas pintadas em verde e amarelo (intercaladas na mão esquerda e azul e branco (na mão esquerda), cabelo feito e maquiagem. “Gosto de me cuidar. Fiquei uma hora me arrumando antes de correr. Preciso sair bonita na foto. Ainda mais com o ouro”, brincou.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros