UOL Pan 2011 Adepto da paz, brutamontes de Cuba diz que nunca se meteu em briga - 26/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/26/adepto-da-paz-brutamontes-de-cuba-diz-que-nunca-se-meteu-em-briga.htm
  • Adepto da paz, brutamontes de Cuba diz que nunca se meteu em briga
  • 19/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
26/10/2011 - 10h05

Adepto da paz, brutamontes de Cuba diz que nunca se meteu em briga

Alexandre Sinato e Roberta Nomura
Em Guadalajara (México)
  • Carlos Veliz, de Cuba, se prepara para fazer o arremesso de peso no Pan de Guadalajara

    Carlos Veliz, de Cuba, se prepara para fazer o arremesso de peso no Pan de Guadalajara

Carlos Veliz se transforma quando fala. A imagem que ele passa com seus 140 kg, 1,91m e braços gigantescos é de um cubano com cara de poucos amigos. Contudo, sua fala mansa mostra um atleta tímido, apegado à família e que detesta a violência. Medalhista de prata no arremesso de peso, ele diz que nunca se envolveu em uma briga. Até porque seria difícil achar um adversário com coragem suficiente para tal.

“Nunca briguei, sou tranquilo”, limitou-se a dizer Carlos, de 24 anos. Ele aparenta não gostar muito de falar sobre seu tamanho. Confirmou peso e altura, mas alegou não saber mais nenhuma medida dos músculos que o ajudaram no arremesso a 20,76 metros, suficiente para assegurar o segundo lugar.

Adepto a poucas palavras, Carlos é quase monossilábico, principalmente com jornalistas estrangeiros. Assim, a pergunta se já havia participado de uma disputa de braço de ferro não teve resposta. “Não tenho tempo para isso. Só tenho tempo para minha família e meus estudos.”

O atleta está no quarto ano de educação física e quer ser professor quando abandonar o arremesso de peso. “Pretendo ensinar crianças a terem bom desempenho e a gostarem do esporte.”

As conversas com os jornalistas cubanos são um pouco mais soltas. Ele exalta a preparação que teve no país, o orgulho de defender a nação, a importância de vestir as cores de Cuba...

“Dedico essa medalha aos meus avós e a minha mulher. Eles são muito importantes para mim. Eu me senti muito bem na prova e o resultado foi bom. Agora quero pensar em ir ao pódio nas Olimpíadas de Londres”, completou o brutamontes, vislumbrando 2012.

Brasileiros no décimo primeiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo primeiro dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros