UOL Pan 2011 Medalha inédita do atletismo tem diarreia, pão puro e 'overdose' de água - 25/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/25/medalha-inedita-do-atletismo-tem-diarreia-pao-puro-e-overdose-de-agua.htm
  • Medalha inédita do atletismo tem diarreia, pão puro e 'overdose' de água
  • 18/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Ronald Julião foi o 1º brasileiro a ganhar medalha no lançamento do disco em Pans

Ronald Julião foi o 1º brasileiro a ganhar medalha no lançamento do disco em Pans

25/10/2011 - 07h01

Medalha inédita do atletismo tem diarreia, pão puro e 'overdose' de água

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)

Os últimos dias de Ronald Julião no México não foram fáceis. E isso nada tem a ver com resultados, ansiedade ou questões técnicas do lançamento de disco. O medalhista de bronze do Brasil sofreu foi com a comida local. Teve uma diarreia intensa e precisou fazer um novo e restrito cardápio. Tudo para que seu Pan não fosse por água abaixo.

O desarranjo começou ainda em San Luis Potosi, onde a equipe de atletismo fez sua aclimatação antes de viajar até Guadalajara. “Passei muito mal. Tive diarreia e um grande mal estar”.

O medalhista preferiu não entrar em detalhes, mas resumiu bem os sintomas. “Tudo que eu comia virava água. E tinha dores de cabeça horríveis, achei que não teria condições de vir aqui lançar. Só quando viemos para Guadalajara melhorei um pouco.”

A saída, então, foi adaptar o cardápio. As guloseimas e as pesadas comidas que os mexicanos servem no café da manhã foram riscadas da lista. “De manhã foi só pão sem nada e água. Na verdade, não tomei mais nada que não fosse água”, relembra.

Mas como precisava de energia, Ronald teve que ingerir muita massa, um dos poucos itens liberados. “No almoço e na janta era só massa, mais pão e talvez um frango, às vezes um peixe. Cortei todas as sobremesas. E sempre tomando água.”

A rotina deu certo. Ronald conseguiu se reabilitar a tempo de competir em bom nível no Pan. Com 61,70 metros, ele ficou muito perto da medalha de prata. A “simples” subida ao pódio já garantiu um feito inédito para o atleta de 1,94m e 114 kg.

Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo dia do Pan de Guadalajara

“Sou o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha em Pan no lançamento do disco. Até que enfim conseguimos quebrar esse tabu. Estou feliz demais”, comemorou o paulista de Caieiras, pouco depois de receber a medalha de bronze no estádio Telmex.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros