UOL Pan 2011 Com desistência de norte-americana, Fabiana Murer assume favoritismo no Pan - 24/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/24/com-desistencia-de-norte-americana-fabiana-murer-assume-favoritismo-no-pan.htm
  • Com desistência de norte-americana, Fabiana Murer assume favoritismo no Pan
  • 20/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Fabiana Murer é a favorita ao ouro no Pan de Guadalajara

Fabiana Murer é a favorita ao ouro no Pan de Guadalajara

24/10/2011 - 07h00

Com desistência de norte-americana, Fabiana Murer assume favoritismo no Pan

Mauricio Stycer
Em Guadalajara (México)

Não bastasse ser a atual campeã mundial da modalidade, Fabiana Murer disputa o salto com vara às 19h30 desta segunda-feira sem a presença da norte-americana Jeniffer Suhr, que seria a sua única rival na prova. O salto com vara feminino é uma das atrações do dia no atletismo, que marca também a inauguração do estádio TelMex, construído para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

HERÓIS BRASILEIROS

As bonecas ficavam de lado. Fabiana Murer gostava mesmo era de videogame. O Atari que marcou a infância de uma geração era um dos passatempos favoritos e revelou o que a saltadora faria no futuro: no clássico console, adorava o jogo de atletismo e quebrou muitos controles pelos movimentos repetitivos exigidos. Hoje campeã mundial, ela saltava com vara, pelo menos virtualmente, desde pequena.

“Eu já era favorita no Pan do Rio”, disse Fabiana no início da tarde de domingo, na Vila Pan-Americana, reconhecendo que é o principal nome da prova. “Acho que dá para bater o recorde sul-americano”. O recorde atual, batido pela própria atleta no Pan-2007, no Rio, é de 4,60 m.

No Mundial em Daegu, na Coreia do Sul, em agosto, Fabiana ganhou o ouro saltando 4,85 m, sua melhor marca até hoje. O recorde mundial pertence à russa Yelena Isinbayeva, com 5,06 m.

A norte-americana Jennifer Suhr, que desistiu de participar do Pan, saltou este ano 4,91 m, mas foi mal no Mundial. A atleta com a marca mais próxima de Fabiana no Pan é a cubana Yarisley Silva, que saltou 4,70 m. “A cubana é uma atleta que vai dar trabalho”, disse Fabiana.

Sorridente, simpática, atendendo a jornalistas e atletas brasileiros, Fabiana ficou por quase uma hora na área internacional da Vila Pan-Americana, observada à distância pelo técnico e marido Elson Miranda.

“O Pan não era prioridade da Fabiana”, disse o técnico. “Ela atingiu a preparação máxima no Mundial, no final de agosto. Mas a gente sabe que a responsabilidade é grande”. Assim como Fabiana, depois da desistência da americana Jeniffer Suhr, Miranda só tem olhos para Yarisley Silva. “A cubana está em ascensão”.

Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros