UOL Pan 2011 Brasil repete vexame de 2007 no futebol e é eliminado na primeira fase do Pan - 24/10/2011 - UOL Pan 2011
Cidinho encara a marcação da Costa Rica; Brasil deu adeus ao Pan ainda na 1ª fase

Cidinho encara a marcação da Costa Rica; Brasil deu adeus ao Pan ainda na 1ª fase

24/10/2011 - 00h50

Brasil repete vexame de 2007 no futebol e é eliminado na primeira fase do Pan

Mauricio Stycer
Em Guadalajara (México)

Em noite inspirada, a Costa Rica derrotou a seleção sub-20 do Brasil por 3 a 1, no último jogo da primeira fase do torneio de futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos. Com o resultado, a equipe comandada por Ney Franco está eliminada da competição, repetindo a performance de 2007, quando a seleção caiu também na primeira fase depois de uma derrota por 4 a 2 para o Equador.

Questionado depois do empate com Cuba por 0 a 0 se o resultado poderia ser considerado um “vexame”, Ney Franco disse que aceitaria o termo se o Brasil não se classificasse diante da Costa Rica. Foi muito pior que isso.

O domínio da Costa Rica foi completo. Além dos gols, ainda perdeu um pênalti. O artilheiro McDonald deu bicicleta, Blanco “pedalou” diante de um zagueiro brasileiro e Flores deu passe de calcanhar. No segundo tempo, em alguns momentos, os costa-riquenhos tiveram calma para colocar um jogador brasileiro na roda.

Contra a expectativa de Ney Franco, que previa uma retranca do adversário, a Costa Rica começou marcando a saída de bola do Brasil com três jogadores. A tática funcionou mais rápido do que poderia imaginar o mais otimista dos costa-riquenhos. Aos 38 segundos, a equipe se aproveitou de um passe errado da zaga brasileira e de um vacilo do lateral Madson, para fazer 1 a 0, com Bryan Veja.

Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no nono dia do Pan de Guadalajara

A situação do Brasil se complicou ainda mais aos 15 minutos, quando capitão Lucas Zen fez uma falta violenta no meio de campo e levou cartão vermelho direto. O lance lembrou a expulsão de Hernanes, em amistoso da seleção principal contra a França, no início deste ano.

Os jogadores e, depois, a comissão técnica protestaram muito contra a decisão do árbitro mexicano Ricardo Arellano de expulsar Lucas.

Cinco minutos depois da expulsão do volante brasileiro, a Costa Rica chegou ao segundo gol. Andre McDonald recebeu um lançamento longo, entre dois jogadores brasileiros, e chutou de fora da área, encobrindo o goleiro Cesar.

Aos 25, Frauches colocou a mão na bola dentro da área. McDonald, porém, chutou o pênalti na trave. Na sequência, Ney Franco arriscou tudo ao tirar o zagueiro que cometeu o pênalti e colocar o atacante Sebá em campo.

Em bom passe de Cidinho, Henrique fez o primeiro gol do Brasil aos 30 minutos. Mas aos 43 McDonald, novamente, levou vantagem sobre a defesa brasileira e ampliou o placar.

No intervalo da partida, o locutor do estádio, no gramado, prestou uma homenagem ao ex-jogador Romário, que estava na tribuna, comentando a partida para a Record. “Volta”, pediu o animador. Romário apenas se levantou e acenou com as mãos para o público que o aplaudiu e, atendendo à sugestão, emendou um coro de “volta!”.

O Brasil retornou para o segundo tempo com o meia Djair no lugar de Sebá, que havia entrado no meio da primeira etapa. A equipe não melhorou, mas Costa Rica, ao menos, diminuiu o ritmo, levando menos perigo ao gol brasileiro.

Perdida, reclamando muito do árbitro Arellano, a seleção insistiu em jogadas individuais e produziu poucas oportunidades de mudar o placar.

Em 2007, no Pan do Rio, a seleção brasileira protagonizou vexame semelhante. Precisando apenas empatar, perdeu do Equador por 4 a 2 no Maracanã, e ouviu gritos de "time sem vergonha" e "timinho". Na rodada anterior, havia vencido justamente a Costa Rica, por 2 a 0.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros