UOL Pan 2011 Brasileiros voltam a encarar rival traíra e viram azarões em busca por vingança na vela - 23/10/2011 - UOL Pan 2011
Bruno Oliveira e Bernardo Arndt ainda estão magoados pelo episódio de 2007

Bruno Oliveira e Bernardo Arndt ainda estão magoados pelo episódio de 2007

23/10/2011 - 12h02

Brasileiros voltam a encarar rival traíra e viram azarões em busca por vingança na vela

Alexandre Sinato
Em Puerto Vallarta (México)

Enrique Figueroa. Esse é o nome do velejador de Porto Rico que fez uma denúncia contra Bernardo Arndt e Bruno Oliveira no Pan de 2007 e conseguiu tirar o ouro dos brasileiros. O desânimo com o fato fez a dupla se afastar da vela por dois anos. Eles voltam a se enfrentar neste domingo na disputa pela medalha de ouro da classe Hobie 16. O problema para Bernardo e Bruno é que eles estão atrás do portorriquenho.

Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara

“A sacanagem do Pan passado foi traumatizante, então nós voltamos aos poucos a velejar juntos. A denúncia que ele fez foi por uma peça que ajuda a vela a subir e não faz diferença no resultado. Depois que a vela subiu, não faz mais diferença. O que ele fez foi antiesportivo e, se eu pudesse, faria igual só contra ele por causa disso tudo”, admitiu Bernardo, o mais experiente da dupla com 44 anos.

Os brasileiros só se animaram para levar novamente a sério a parceria quando voltaram e, com uma semana de treino, foram campeões brasileiros em 2009. O retorno foi premiado com um título europeu na Áustria neste ano. A vitória foi mais saborosa por ser justamente sobre Enrique Figueroa.

RELEMBRE O EPISÓDIO POLÊMICO

O barco brasileiro em melhor situação na vela dos Jogos Pan-Americanos foi desclassificado. Por causa de um problema em um componente do veleiro que compete na classe hobie cat 16, Bernardo Arndt e Bruno Oliveira ficaram de fora da disputa no Rio de Janeiro.

“Como sou educado, cumprimentei ele, mas o clima foi ruim e não fiz questão nenhuma de ser simpático. É difícil. Não consigo perdoar o que ele fez. Não foi uma conduta esportiva, por isso até a federação mudou alguns procedimentos”, argumentou Bernardo.

Segundo ele, em 2007, o juiz que deu o ganho de causa a Figueroa também era de Porto Rico. Com o resultado, Figueroa subiu do quarto lugar para o terceiro e levou a medalha de bronze. “Agora pelo menos existe uma comissão para julgar essas denúncias.”

Bruno Oliveira, de 23 anos, também mostra mágoa. “Mas é melhor esquecer o passado e pensar só no futuro. Precisamos chegar em primeiro lugar e eles ficarem no máximo em quarto. É difícil, mas já conseguimos reverter situações piores.”

Bruno, inclusive, já se distanciou da vela duas vezes. Antes do trauma de 2007, foi a falta de dinheiro que o desanimou. Então, ele foi trabalhar no tradicional boteco de seu pai em Ilha Bela. “Não era um emprego fixo, mas eu estava sempre lá ajudando, assim como meus irmãos. Aí o Bernardo veio me convidar para velejar na Hobie Cat e não pensei duas vezes.”

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros