UOL Pan 2011 Vela brasileira já comemora dois ouros com um dia de antecedência no Pan - 22/10/2011 - UOL Pan 2011
Patricia Freitas, na classe RS-X, já garantiu o ouro com um dia de antecipação na vela

Patricia Freitas, na classe RS-X, já garantiu o ouro com um dia de antecipação na vela

22/10/2011 - 19h33

Vela brasileira já comemora dois ouros com um dia de antecedência no Pan

Alexandre Sinato
Em Puerto Vallarta (México)

O Brasil já tem ao menos duas medalhas de ouro garantidas na vela nos Jogos Pan-Americanos, após a disputa da nona regata da competição, disputada em Puerto Vallarta. Os resultados oficiais ainda não foram divulgados, mas segundo Martha Rocha, chefe da delegação brasileira da modalidade, Patrícia Freitas, na classe RS-X, e Matheus Dellagnelo, na Sunfish já têm o ouro assegurado.

BIMBA E BERNARDO/BRUNO GARANTEM PELO MENOS A MEDALHA DE PRATA

  • Fred Hoffmann/ZDL

    Além dos dois ouros já garantidos neste sábado, o Brasil já garantiu medalha também em outras duas classes. Na RS-X masculina, Ricardo Winick, o Bimba (foto), venceu a décima regata e segue na liderança geral, com 13 pontos perdidos. Ele já tem ao menos a medalha de prata garantida, com boas chances de ser ouro.

    Na Hobie 16, a dupla Bernardo Arndt e Bruno Oliveira venceu uma regata neste sábado e também já garantiu ao menos a medalha de prata. Eles ocupam a segunda colocação no geral, com 23 pontos perdidos, atrás de Enrique Figueroa/Victor Aponte, de Porto Rico, com 18 pontos perdidos.

Embora a competição só acabe no domingo, com a disputa da medal race, que vale o dobro de pontos, os resultados dos brasileiros até aqui já garantem o primeiro lugar a eles. Patrícia Freitas venceu as duas regatas do dia e abriu ainda mais vantagem da segunda colocada, a mexicana Demita Vega. A brasileira, que venceu seis regatas até agora, tem 10 pontos perdidos, enquanto a adversária está com 24.

Agora campeã pan-americana, Patrícia já começa a pensar na Olimpíada de Londres, em 2012, e também nos Jogos do Rio, em 2016.

"Foi uma sensacao muito boa essa vitória. Em Londres espero ficar entre as dez melhores, o que seria inedito para o Brasil. É dificil, mas devagar a gente vai chegando lá. Ainda sou nova, tenho 21 anos. Para a Olimpíada do Rio as chances sao ainda maiores", comemorou a velejadora.

Já Matheus Dellagnelo venceu a nona regata e mesmo antes do fim da décima, os brasileiros já comemoravam mais uma medalha de ouro. Depois, ele ainda comemorou a medalha de ouro vencendo a décima regata. Foi a oitava vitória do velejador até o momento, e ele soma apenas dez pontos perdidos, contra 29 do vice-líder, o americano Paul Jeffrey Foerster.

"Estou muito feliz, deu tudo certo. Ontem velejei bem e ganhei as duas. Hoje era só finalizar, mas para finalizar dá um nervosismo. Mesmo assim consegui ganhar e garantir a vitória. Meu sonho agora é ser campeão olímpico em 2016, possivelmente na Laser", afirmou Matheus.

Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros