UOL Pan 2011 Longe da seleção de futebol pela 1ª vez, Cristiane vira torcedora de Facebook - 22/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/22/longe-da-selecao-de-futebol-pela-1-vez-cristiane-vira-torcedora-de-facebook.htm
  • Longe da seleção de futebol pela 1ª vez, Cristiane vira torcedora de Facebook
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
22/10/2011 - 12h00

Longe da seleção de futebol pela 1ª vez, Cristiane vira torcedora de Facebook

Gustavo Franceschini
Em Guadalajara (MEX)
  • Cristiane em ação pela seleção contra o México; ela está fora pela 1ª vez em um grande torneio

    Cristiane em ação pela seleção contra o México; ela está fora pela 1ª vez em um grande torneio

A atacante Cristiane, uma das principais jogadoras de futebol feminino do mundo, não está com a seleção brasileira em uma competição importante pela primeira vez desde surgiu no esporte. Da Rússia, onde está jogando atualmente, ela acompanha as notícias de suas ex-companheiras pela internet e acabou virando uma torcedora de Facebook durante o Pan de Guadalajara.

“Ela tem acompanhado tudo de perto. Nós estamos sempre em contato. A Cris deixou um recado no Facebook depois da estreia para animar a gente. Sempre sentimos falta, e não só dentro de campo, mas também na concentração, pela pessoa que ela é”, disse Rosana, uma das mais experientes do grupo que busca o tricampeonato da competição.

Cristiane apareceu com destaque na seleção em 2003, justamente em um Pan, em Santo Domingo, na República Dominicana. Na época, ela foi coadjuvante de Marta, grande estrela do esporte atualmente. Juntas, as duas garantiram a medalha de ouro para o Brasil, a primeira em uma grande competição internacional.

Depois disso, seu status de estrela se consolidou. Ela também foi uma das líderes do time que foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Em 2007, foi vice-campeã do Mundial feminino, disputado na China, e novamente campeã pan-americana, desta vez no Rio de Janeiro.

Um ano depois, voltou a bater na trave com a seleção em Pequim, nas Olimpíadas, caindo na final diante das algozes norte-americanas. Neste ano, na pior campanha da história recente da equipe, o Brasil foi eliminado pelos Estados Unidos no Mundial já nas quartas de final.

Sua participação em Guadalajara, assim como a de Marta e de outras atletas da seleção, foi vetada pelos clubes em que elas atuam, já que o Pan acontece em meio às principais competições internacionais. Cristiane, no entanto, segue em contato com as companheiras e interessada na medalha de ouro que pode vir mais uma vez na competição continental.

“Eu nunca joguei com ela na seleção, mas a conheci quando estávamos juntas no Santos. Ela sempre procurou passar força e confiança para a gente. Agora ela queria estar aqui, mas não pôde. Mas está sempre na internet querendo saber dos jogos, como fomos, torcendo por nós”, conta Ketlen, atacante reserva do time treinado por Kleiton Lima. 

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros