UOL Pan 2011 Joice Silva é bronze após vencer só uma luta e perder duas vezes para mesma rival - 22/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/22/joice-silva-e-bronze-apos-vencer-so-uma-luta-e-perder-duas-vezes-para-mesma-rival.htm
  • Joice Silva é bronze após vencer só uma luta e perder duas vezes para mesma rival
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Joice Silva conquistou na repescagem medalha de bronze na categoria até 55 kg na luta

Joice Silva conquistou na repescagem medalha de bronze na categoria até 55 kg na luta

22/10/2011 - 21h24

Joice Silva é bronze após vencer só uma luta e perder duas vezes para mesma rival

Bruno Doro
Em Guadalajara (México)

A brasileira Joice Silva conquistou neste sábado uma das medalhas mais inusitadas do Brasil em todo Pan-Americano de Guadalajara. Na categoria 55 kg, ela venceu a venezuelana Marcia Andrades na repescagem e levou a medalha de bronze. O detalhe: foi sua única vitória em toda a competição.

"No final da luta eu tive que fazer uma força danada para ela não levar um pontinho", afirmou Joice.

Com uma chave de apenas oito competidoras, a brasileira perdeu em sua estreia, para a norte-americana Helen Maroulis. O combate, porém, teve de ser disputado duas vezes, por uma lambança da cronometragem e dos juízes. No primeiro round, os dois minutos terminaram com empate em 0 a 0, mas o placar ainda mostrava 1min30s.

Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no oitavo dia do Pan de Guadalajara

Como em empates em 0 a 0, o vencedor é definido no clinch (posição em que as atletas começam a lutar segurando uma o pé da outra), Aline ficou esperando os juízes acertarem a posição. A norte-americana, percebendo o erro da arbitragem, aproveitou a desatenção brasileira e aplicou um golpe, vencendo o assalto.

Os brasileiros protestaram e, mais uma vez, os juízes erraram. Após reclamações do chefe da delegação brasileira, Roberto Leitão, e do presidente da Confederação Brasileira, Pedro Gama Filho, a organização voltou atrás e fez um replay do primeiro assalto. Joice venceu, a luta foi para o desempate e a norte-americana venceu.

A decisão enfureceu a comissão técnica dos EUA. “Não fomos consultados sobre isso. Simplesmente nos mandaram voltar. Concordamos que a vitória no primeiro assalto não foi válida, mas resolver um erro com outro erro só faz com que você erre duas vezes”, disse o técnico dos EUA, Terry Steiner.

“Era uma situação em que a nossa atleta só tinha a perder. A brasileira já tinha perdido, o pior que aconteceria era perder novamente. Mas já estávamos preparados para isso. Sabemos que, aqui no México, ninguém quer os EUA vençam”, completou o treinador.

Roberto Leitão admitiu que a decisão de voltar o combate o surpreendeu. “Nós sabíamos que um erro tinha sido cometido, mas ninguém esperava que fossem fazer outro combate. Eu não me lembro da última vez em que aconteceu algo assim”.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros