UOL Pan 2011 Esgrimista brasileira é pega no antidoping e está fora do Pan de Guadalajara - 22/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/22/esgrimista-brasileira-e-pega-no-antidoping-e-esta-fora-do-pan-de-guadalajara.htm
  • Esgrimista brasileira é pega no antidoping e está fora do Pan de Guadalajara
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Taís Rochel foi campeã brasileira de florete, mas um teste na competição a tirou do Pan

Taís Rochel foi campeã brasileira de florete, mas um teste na competição a tirou do Pan

22/10/2011 - 21h13

Esgrimista brasileira é pega no antidoping e está fora do Pan de Guadalajara

Gustavo Franceschini e Maurício Dehò
Em Guadalajara (MEX) e São Paulo

A brasileira Taís Rochel, que disputaria o torneio de esgrima no Pan de Guadalajara, foi cortada da competição neste sábado por ter testado positivo em um exame antidoping. A avaliação apontou a presença do remédio Berotec, que contém uma substância proibida que não foi divulgada pela Confederação Brasileira de Esgrima, que confirmou o caso.

O chefe de equipe da esgrima, Giocondo Cezar Cabral, confirmou que o teste que teve resultado positivo aconteceu no Campeonato Brasileiro de esgrima, realizado entre 22 e 25 de setembro, em Porto Alegre.

A alegação é a de que a paulistana de 27 anos teria tomado um remédio, Benetec, que conteria a substância proibida. "O exame foi feito no Brasileiro, no final de setembro, pela própria Confederação. Nós sempre alertamos os atletas, mas ela estava se sentindo mal e tomou um remédio para a bronquite asmática que ela tem. Foi uma bobeira”, afirmou Giocondo. “Tanto não foi má-fé, que ela foi lá fazer o exame.”

De acordo com ele, a confederação já tinha conhecimento do resultado dos exames, e a atleta sequer viajou ao México. "Nós soubemos na quarta-feira. Aí decidimos nem trazê-la para o México para evitar constrangimento, já que ela não poderia competir", explicou ele.

A disputa da esgrima tem início nesta segunda-feira em Guadalajara. Neste primeiro dia, ocorrem as disputas de duas provas, já chegando à medalha: o florete feminino e a espada masculina.

Com o corte de Taís, a Confederação ainda estuda o que fazer com a sua vaga. O Brasil não tem outras especialistas em esgrima, então teria de deslocar outra atleta para a função, mesmo que de forma improvisada.

“Ela era da equipe junto com a Bia Almeida e a Chris Brotos. Agora vamos fazer uma reunião na noite deste sábado para decidirmos se vamos colocar uma das outras duas do individual na equipe ou se vamos tirar a equipe da competição, já que sem a Taís teríamos de colocar alguém que não é especialista em florete”, concluiu Giocondo.

Segundo a assessoria de imprensa do Pinheiros, a atleta ficará em silêncio até segunda ou terça-feira, mas dará explicações sobre o caso.

BRASILEIRA DEIXOU MENSAGEM RETICENTE NO DIA ANTERIOR À CONFIRMAÇÃO

Um dia antes do corte do Pan de Guadalajara, por doping, Taís Rochel já havia deixado uma mensagem reticente em seu Twitter. A atleta apenas publicou: "Dias melhore virão".

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros